Abóbora com gengibre

/5

APRESENTAÇÃO

É tempo de abóbora! Versátil e saborosa, a abóbora é adequada para inúmeras preparações, tanto doces quanto salgadas: tortéis, risotos, sopas e para os mais gulosos muffins, biscoitos e bolos (cliquem aqui para explorar nossas receitas à base de abóbora) você terá uma infinidade de escolhas! Para te surpreender, pensamos em um acompanhamento saboroso, mas simples: abóbora com gengibre, pedaços de abóbora salteados na frigideira com gengibre fresco e guarnecidos com migalhas de biscoito amaretti. Um acompanhamento delicioso em que à doçura natural da abóbora se junta o aroma cítrico e picante do gengibre, conferindo ao prato um sabor agridoce. Sirva a abóbora com gengibre acompanhando pratos de carne de longa cocção, como ensopados ou assados, você conquistará todos à primeira mordida.

INGREDIENTES
Abóbora Mantuana 1 kg
Gengibre fresco 40 g
Alhos-porós 1
Caldo de legumes 500 ml
Páprica doce 1 colherinha
Amaretti 3
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a abóbora com gengibre, comece limpando a abóbora, corte-a ao meio e depois em fatias 1, retire as sementes e os fios internos, remova a casca e corte-a em cubos de cerca de 2 cm 2. Descasque o gengibre com um descascador de legumes ou uma faquinha 3

e corte-o em pequenos cubos 4. Lave o alho-poró, e prepare-o, retirando as folhas mais externas, as raízes e mantenha a parte branca do talo que você irá fatiar em rodelas finas 5. Coloque uma panela larga no fogo, acrescente o alho-poró 6, tempere com azeite de oliva e deixe refogar por pelo menos 5-6 minutos ou o tempo necessário para amolecer o alho-poró.

neste ponto, adicione uma concha de caldo quente 7, para preparar o caldo de legumes consulte a receita Caldo de legumes. Acrescente o gengibre cortado em cubos 8 e os cubos de abóbora 9,

ajuste o sal e a pimenta na preparação 10, adicione outra concha de caldo 11 e cozinhe em fogo médio por cerca de 25-30 minutos, adicionando caldo aos poucos durante o cozimento para não secar muito os vegetais que devem ficar macios, mas não se desfazer. Quando a abóbora estiver macia, desligue o fogo e aromatize com uma colher de chá de páprica doce 12.

Separadamente, em uma tigelinha, esmigalhe os biscoitos amaretti 13 e adicione-os à abóbora 14 e misture. Sua abóbora com gengibre está pronta para ser servida.

Conservação

Conserve a abóbora com gengibre na geladeira, por no máximo dois dias, fechada hermeticamente em um recipiente.

Conselho

Se o que te impede de tentar esta receita é o gengibre, que você realmente não gosta, sem problemas: aromatize a abóbora com ramos de alecrim ou com pimenta fresca ou em pó. E se, já que você está nisso, durante o cozimento você adicionar um copo de vinho branco seco, estará muito próximo da perfeição!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.