Arroz doce e abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

O chef Manuel Costardi propõe uma sobremesa realmente refinada: arroz doce e abóbora, perfeito para terminar um jantar de outono ou inverno com estilo! Uma sobremesa composta por diferentes camadas que têm texturas e doçuras distintas para criar um equilíbrio perfeito. O arroz é certamente o ingrediente principal do prato, proposto de duas maneiras diferentes: um creme aveludado obtido com farinha de arroz e uma camada de arroz tufado caramelizado crocante. Não se deixe intimidar pelo uso da abóbora; ao contrário do que se possa pensar, ela é muito utilizada em várias receitas de confeitaria e numa sobremesa como esta será realmente uma agradável descoberta! Toques finais: o aroma dos cítricos, uma cascata de avelãs trituradas e cristais de sal maldon... irão realçar todos os sabores!

Experimente também o pudim de arroz, uma sobremesa caseira atemporal!

INGREDIENTES

Ingredientes para o creme de arroz
Farinha de arroz 35 g
Açúcar 55 g
Leite inteiro 100 g
Creme de leite fresco líquido 200 g
Canela em pó quanto baste
Casca de laranja ½
Casca de limão ½
Fava de baunilha ½
para a abóbora
Abóbora napolitana 250 g
Casca de laranja quanto baste
para o arroz crocante
Arroz tufado 40 g
Água 50 g
Açúcar 50 g
para decorar
Sal de maldon quanto baste
Granulado de avelã quanto baste

Preparação

Primeiro, comece com a abóbora. Remova a casca 1, corte-a em cubos de cerca de 3 cm 2 e coloque-os dentro de uma panela a vapor 3.

Cubra com uma tampa e cozinhe por cerca de 20 minutos 4. Enquanto isso, comece a preparar o creme de arroz. Retire a casca da laranja e corte-a primeiro em tiras 5 e depois em cubinhos pequenos 6.

Faça o mesmo com a casca do limão 7. Em uma panela, despeje o leite e o creme de leite 8, leve ao fogo e aqueça até atingir a temperatura de 60°C 9.

Adicione o açúcar 10 e mexa com um batedor até que o açúcar se dissolva. Adicione a canela 11, mexa novamente, junte a casca de laranja, a de limão 12

e, por último, as sementes da fava de baunilha 13. Mexa 14, espere alguns segundos, depois adicione a farinha de arroz lentamente 15, enquanto continua a mexer para não formar grumos.

Continue mexendo por alguns segundos até que o creme engrosse 16. Mantenha o creme aquecido; você pode optar por um banho-maria, assim ele permanecerá cremoso. Neste ponto, a abóbora estará pronta 17, transfira 200 g para um recipiente alto e deixe esfriar. Rale a casca da laranja e pique-a até obter uma polpa 18.

Adicione a polpa de laranja ao recipiente com a abóbora 19 e misture até obter um creme liso e homogêneo 20. Em seguida, transfira o creme para um saco de confeitar com bico fino. Reserve o creme de abóbora e prepare o arroz crocante. Em uma panela, despeje a água, o açúcar 21

e deixe caramelizar, mexendo com uma colher de pau até que atinja uma cor âmbar 22 23. Uma vez pronto, adicione o arroz tufado de uma vez 24

e mexa sem parar, até que o caramelo cubra completamente o arroz tufado 25. Transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga 26 e espalhe o máximo possível 27.

Deixe esfriar e esmigalhe com as mãos, sem pulverizar o arroz, tentando separar os grãos 28. Agora tudo está pronto, você pode montar o prato. No fundo do prato, coloque o creme de arroz morno 29, depois adicione o arroz crocante por cima do creme 30 e um pouco de avelãs trituradas finamente.

Complete o prato fazendo uma espiral de creme de abóbora 31 e flocos de sal maldon 32. Sua sobremesa de arroz doce e abóbora está pronta para ser saboreada 33!

Conservação

O arroz tufado caramelizado pode ser conservado por alguns dias em temperatura ambiente bem coberto.

O creme de arroz pode ser conservado na geladeira por 1-2 dias. Antes de servir, aqueça-o levemente.

O creme de abóbora pode ser conservado na geladeira por alguns dias.

Conselho

Cortando a casca dos cítricos em cubinhos pequenos, você não perde os óleos essenciais!

Em vez da abóbora napolitana, use a abóbora hokkaido, uma variedade perfeita para cor e textura.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.