Baci di Alassio

/5

APRESENTAÇÃO

Doces como o seu nome, os baci de Alassio são típicos da homônima cidade lígure, pérola da Riviera Lígure de Ponente, e são encontrados em confeitarias ao lado de outras especialidades como os Gobeletti e o Pandolce genovese. Em comparação com os vizinhos piemonteses Baci di dama, diferenciam-se destes últimos em sabor e consistência: os baci de Alassio são feitos com avelãs e cacau que, trabalhados juntos, criam uma massa não excessivamente doce e macia. Basta um simples movimento e um saco de confeiteiro para transformá-lo em charmosos montinhos que no forno se tornam casquinhas crocantes. Assim começa o encontro desses discos de cacau e avelãs que, dois a dois, se unirão em um delicioso "beijo", prolongado por uma ganache de chocolate aveludada que serve como cola. O resultado é um delicioso biscoitinho perfeito para saborear a qualquer hora do dia! A receita dos "baci da riviera" continua sendo secreta e cada mestre confeiteiro de Alassio guarda zelosamente sua versão, nós hoje apresentamos a nossa, esperando o seu veredicto!

 

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 50 biscoitinhos (cerca de 25 baci de Alassio)
Avelãs inteiras 375 g - não descascadas
Açúcar 300 g
Claras 160 g - (de cerca de 4-5 ovos médios)
Cacau em pó amargo 35 g
Mel 40 g
Para a ganache
Creme de leite fresco líquido 100 g
Chocolate amargo 130 g

Preparo

Para preparar os baci de Alassio, coloque as avelãs em uma assadeira 1 e torre-as em forno estático pré-aquecido a 180°C por 8-10 minutos. Em seguida, deixe-as esfriar e coloque-as em um mixer 2. Adicione o açúcar 3

o cacau 4 e triture tudo. Uma vez obtido um pó o mais fino possível 5, transfira para uma tigela grande; à parte, em outra tigela, comece a bater as claras com um batedor 6

até obter um composto em neve firme 7. Em seguida, adicione aos poucos as claras dentro do pó 8 e, usando uma espátula, misture delicadamente de baixo para cima para incorporar tudo 9.

Adicione também o mel 10 e incorpore-o na massa, continuando a misturar delicadamente com a espátula 11. Transfira a massa assim obtida para dentro de um saco de confeiteiro com bico de estrela 12.

Exercendo uma leve pressão com as mãos, crie montinhos de massa em uma assadeira forrada com papel manteiga (13-14), você obterá cerca de 45-50 dependendo do tamanho de cada montinho. Asse seus biscoitos em forno estático pré-aquecido a 180°C por 15-20 minutos (não recomendamos assar em forno ventilado). Uma vez retirados do forno 15, deixe-os esfriar e, enquanto isso, prepare a ganache.

Pique finamente o chocolate 16, coloque-o dentro de uma tigela de aço e comece a derretê-lo em banho-maria, mexendo delicadamente com um batedor 17. Enquanto isso, em uma panela à parte, aqueça o creme de leite até quase ferver 18

e despeje diretamente no chocolate já derretido 19. Mexa até obter uma ganache lisa e transfira-a para uma tigela cobrindo com filme plástico 21 e deixe esfriar por 15-20 minutos em temperatura ambiente.

Somente quando estiver morna, bata com o batedor 22, até esfriar completamente. Uma vez obtido um creme denso e fofo 23, transfira para dentro de um saco de confeiteiro 24. Pegue um dos biscoitinhos e, usando o saco de confeitar, esprema um montinho de creme na parte plana 24.

Coloque outro biscoitinho por cima 25 e pressione delicadamente para que adira completamente ao creme 26. Os baci de Alassio estão prontos 27, basta servi-los!

Conservação

Os baci de Alassio podem ser conservados em uma lata por 4-5 dias, previamente embrulhados em papel alumínio.

Não é recomendado congelar.

Conselho

No lugar das avelãs você pode usar farinha de avelã nas mesmas quantidades! Experimente uma versão diferente, fazendo uma ganache de chocolate branco!

Curiosidade

Graças aos seus beijos, Alassio tornou-se parte do clube Cidades do Chocolate e do Itinerário do Beijo, um percurso dedicado não só à bondade, mas também à doçura e ao romantismo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.