Flan de alcachofras com molho de Parmesão
- Médio
- 1 h 30 min
- Kcal 305
Os barquinhos com creme de parmesão e uva são petiscos deliciosos, perfeitos para enriquecer seus buffets outonais. Esses deliciosos quitutes com base crocante e recheio cremoso são a solução perfeita para quem está sempre em busca de novas ideias na cozinha, talvez com um toque gourmet e agridoce, como o conferido pelos doces bagos de uva branca! Esses convidativos barquinhos com creme de parmesão e uva destacam ao máximo todo o sabor único do parmesão que está presente tanto na saborosa massa quanto no recheio aveludado e liberará todo o seu sabor na primeira mordida. Prepare-os em abundância porque, temos certeza, eles serão devorados rapidamente!
Para preparar os barquinhos com creme de parmesão e uva, comece preparando a base de massa salgada. Comece colocando a farinha no recipiente de uma batedeira planetária equipada com folha. Adicione também o parmesão 1, a manteiga fria da geladeira cortada em cubos, a pimenta e o sal 2 e as folhinhas de tomilho 3.
Ligue a batedeira planetária em velocidade média, adicione a dose de leite frio em fio 4 e deixe a batedeira funcionando até formar uma massa bastante compacta 5 (se você não tiver uma batedeira planetária, pode facilmente preparar essa massa à mão, tentando amassar rapidamente e brevemente para não aquecer demais a massa). Transfira a massa para a bancada (de preferência fria) e trabalhe-a o suficiente para dar a forma de um bloco. Achate-o levemente com as mãos. Envolva-o em filme plástico 6 e deixe-o descansar na geladeira por 30 minutos.
Passado esse tempo, recupere o bloco e abra-o com um rolo sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada, até a espessura de 3 mm 7. Usando um cortador circular de 11 cm de diâmetro, corte 6 discos 8. Unte 6 forminhas de barco com cerca de 10 cm de comprimento e cerca de 2 cm de altura, com borda ondulada; coloque dentro o disco de massa, aderindo bem ao fundo e às bordas 9.
Em seguida, com uma faca, corte o excesso de massa 10 para nivelar a borda. Coloque dentro de cada barquinho um retângulo de papel manteiga 11 e distribua as esferas de cerâmica 12 para o cozimento às cegas. Asse os barquinhos por cerca de 15 minutos em forno estático pré-aquecido a 200 °C na prateleira central.
Enquanto os barquinhos assam, prepare o creme de parmesão. Despeje o leite em uma panela de bordas altas 13 e aqueça-o sem chegar a ferver. Então, em outra panela, derreta a manteiga em fogo baixo 14. Assim que estiver derretida, adicione a farinha em chuva 15.
Misture com um batedor para obter um roux bem misturado e de cor dourada. Adicione o leite aquecido previamente, pouco a pouco ao roux 16, sempre misturando com o batedor. Continue misturando e cozinhe a mistura em fogo baixo. Quando a mistura estiver engrossada, retire a panela do fogo e adicione o parmesão ralado 17 aos poucos, misturando-o à mistura sempre com o batedor manual. Você deve obter uma consistência bastante densa 18.
Transfira o creme para uma tigela, cubra com filme plástico 19 e deixe esfriar. Enquanto isso, os barquinhos estarão prontos, retire do forno, remova o papel manteiga com as esferas e deixe esfriar antes de remover o papel com as esferas 20. Então, desenforme-os delicadamente, se possível, sobre uma grade 21
para que possam esfriar completamente 22; você pode então começar a recheá-los: lave os bagos de uva e corte-os em três partes no sentido do comprimento 23. Encha os barquinhos com uma colher de creme de parmesão 24
Coloque sobre cada barquinho 3 fatias de uva e uma noz 25, complete com lascas de queijo grana 26 e aromatize com folhinhas de tomilho. Os seus barquinhos estão prontos para serem saboreados 27!