Bistecca alla Tartara

/5

APRESENTAÇÃO

Bife à fiorentina ou tártaro? Se normalmente você escolhe a segunda opção, esta é a receita para você: o bife tártaro! Um grande clássico à base de carne crua temperada com gema de ovo, mostarda e suco de limão, enriquecido com vários ingredientes conforme seu gosto. A receita que o chef Cesare Battisti compartilhou conosco é fiel à versão tradicional e prevê a adição de anchovas, alcaparras, picles, cebolinha e salsa para um verdadeiro triunfo de sabores mediterrâneos! Você pode servir o bife tártaro como prato principal ou como entrada, reduzindo pela metade as porções: o importante é prepará-lo na hora para evitar que a carne cozinhe na marinada. Para tornar o Tartar de carne bovina ainda mais atraente, você pode enriquecê-lo com uma julienne de vegetais frescos e acompanhá-lo com chips de batata e croutons de pão! Com nossas instruções e um toque de criatividade, você trará à mesa um bife tártaro de alta cozinha.

Experimente também estas variações de tartar:

INGREDIENTES
Vitellone 600 g - polpa magra
Gemas 4 - fresquíssimos
Cebolinha fresca 40 g
Pepininhos em conserva 40 g
Alcaparras em sal 40 g
Mostarda 30 g
Salsa 10 g
anchovas em óleo 8 filés
Suco de limão 1 - não tratado
Casca de limão quanto baste - não tratado
Vinagre de vinho branco 2 colheres
Azeite virgem extra 2 colheres
molho Worcestershire 1 colherinha
Tabasco® 1 colherinha - verde
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste - para moer

Preparação

Para preparar o bife tártaro, primeiro corte a carne em fatias finas 1, depois em cubos 2 e, por fim, pique finamente com uma faca 3.

Coloque a carne picada em uma tigela, tempere com sal 4 e pimenta 5, depois misture bem 6.

Cubra a tigela com filme plástico 7 e coloque na geladeira enquanto prepara o restante dos ingredientes. Limpe e corte a cebolinha em fatias finas 8, depois deixe de molho por 5 minutos em uma tigela com água fria, onde você adicionou vinagre e sal 9.

Enquanto isso, coloque as gemas em outra tigela e adicione a mostarda 10, o suco de limão 11 e o óleo 12.

Emulsione com um garfo 13. Finalmente, pique finamente os picles, as anchovas e as alcaparras dessalgadas, a salsa e a cebolinha, que você escorreu e secou bem 14; você deve obter uma consistência bastante cremosa 15.

Adicione a mistura às gemas 16 e misture com um garfo 17, depois incorpore à carne picada 18 e mexa bem para combiná-la com o tempero.

Finalmente, tempere com o molho Worcestershire 19, o tabasco 20 e as raspas de limão 21.

Misture e coloque a tartar no prato ajudando-se de um molde 22. Decore com legumes frescos de sua escolha 23 e sirva imediatamente seu bife tártaro 24!

Conservação

Recomenda-se consumir o bife tártaro imediatamente.

Conselho

O corte de carne ideal deve ser macio e magro, de vitela ou boi: você pode escolher entre lombo, alcatra, contrafilé, coxão duro, patinho ou coxa traseira.

A carne deve ser cortada com faca (no jargão "battuta"): o uso de moedor de carne não é recomendado para evitar que ela fique fibrosa.

A carne deve ser de primeira qualidade: para garantir a eliminação da carga bacteriana, você pode congelá-la por pelo menos 24 horas a -20 graus.

O tabasco pode ser substituído por uma pitada de pimenta.

Alguma ideia alternativa para o tempero? Experimente com bagna caoda ou pesto de ervas, ou ainda com tomate e raiz-forte!

Não jogue fora as claras: você pode armazená-las na geladeira cobertas com filme plástico e usá-las em outras preparações como omeletes, merengues ou bolos.

Curiosidade

Diz-se que o nome tártaro deriva do povo dos Tártaros que, durante longas viagens a cavalo, costumavam colocar pedaços de carne sob a sela: dessa forma, a carne era batida e amaciada durante a cavalgada e estava pronta para ser consumida.

Para um consumo seguro de carne crua

Para o consumo seguro de carne crua, recomenda-se comprar carne fresquíssima e não consumi-la caso note alterações de cor ou cheiro. Para mais informações, consulte as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.