Bolinhos de peixe-espada

/5

APRESENTAÇÃO

Os bolinhos de peixe-espada são uma entrada saborosa e cheia de gosto. O peixe-espada, com sua carne firme e saborosa, é perfeito para ser trabalhado e transformado em bolinhos crocantes e dourados. São a solução para um aperitivo, um jantar entre amigos ou em família, mas também são uma ótima maneira de fazer as crianças apreciarem peixe. Sua versatilidade permite servi-los tanto quentes, recém-fritos e crocantes, quanto mornos, talvez acompanhados por um molho cremoso como uma maionese fresca ou uma delicada citronete. Uma coisa é certa: quando os levar à mesa, desaparecerão num instante. Prepare-os em abundância!

Se você ama bolinhos de peixe, aqui está uma pequena seleção:

INGREDIENTES

Para 12 bolinhos
Peixe-espada 500 g
Pão de forma branco 2 fatias
Leite 100 g
Alho 1 dente
Casca de limão 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Ovos 1
Salsa quanto baste - picado
Farinha de rosca 30 g
Para empanar
Ovos 1
Farinha de rosca 250 g
Para fritar
Óleo de amendoim 2 l

Preparação

Para preparar os bolinhos de peixe-espada, primeiro retire a pele e o osso central do peixe-espada e corte primeiro em tiras 1 e depois em cubos de cerca de 1 cm 2. Transfira tudo para uma tigela e reserve. Molhe o pão de forma no leite 3.

Escorra bem 4 e adicione ao peixe-espada, desmanchando com as mãos 5. Junte também o alho esmagado 6.

Adicione a salsinha picada 7, ajuste o sal e a pimenta 8 e adicione também as raspas de limão 9.

Coloque o ovo na tigela 10 e a farinha de rosca 11, em seguida amasse 12 até obter uma mistura compacta, mas trabalhável. Se necessário, adicione mais farinha de rosca.

Modele 12 bolinhos do mesmo tamanho e ligeiramente ovais 13, passe-os primeiro no ovo 14 e depois na farinha de rosca 15, aderindo bem em toda a superfície dos bolinhos.

Frite em óleo de amendoim a 180°C por 10 minutos ou até dourar 16. Frite 3-4 bolinhos de cada vez para não abaixar muito a temperatura do óleo. Coloque-os em papel absorvente 17 para eliminar o excesso de óleo. Os bolinhos de peixe-espada estão prontos para serem servidos, talvez acompanhados de maionese 18.

Conservação

Os bolinhos de peixe-espada devem ser consumidos assim que prontos, mas se sobrar, você pode guardá-los na geladeira, em um recipiente fechado, por 1-2 dias.

Conselho

Se você gosta de um sabor mais forte, pode enriquecê-los com alcaparras e azeitonas picadas. Se preferir cozinhar os bolinhos de peixe-espada no forno, coloque-os em uma assadeira, borrife com um pouco de azeite de oliva e asse em forno ventilado a 180°C por 20-25 minutos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.