Brustengo

/5

APRESENTAÇÃO

A península italiana nos oferece sabores e emoções a cada canto, desde as montanhas dos Alpes até as ilhas mais ao sul, passando pelas belas colinas dos Apeninos... e é justamente aqui, no coração pulsante do nosso país, que se encontra uma região agrícola caracterizada por produtos de excelência da nossa gastronomia. Hoje, nossa viagem faz uma parada na Úmbria, uma pequena região, mas com um grande patrimônio alimentar: leguminosas, trufas, queijos, azeite, mel e embutidos são apenas algumas das especialidades que constituem o orgulho deste território! Por isso, escolhemos propor uma receita genuína que valoriza a qualidade de um desses ingredientes: o presunto de Norcia! Para apreciá-lo em toda a sua plenitude e sabor, preparamos o brustengo! Uma massa de água e farinha se transforma em um delicioso pãozinho baixo típico de Gubbio e arredores, para ser degustado como entrada junto com embutidos, queijos ou trufas... Nós sugerimos servir o brustengo com generosas e saborosas fatias de presunto de Norcia, um produto de Indicação Geográfica Protegida (IGP), apreciado e famoso em todo o mundo. Redescubra também as especialidades de nossa tradição e saboreie seu gosto genuíno, rico em história... e humanidade.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Água 200 g
Farinha tipo 00 120 g
Sal fino quanto baste
para cozinhar
Azeite virgem extra 15 g
para servir
Presunto cru 100 g - de Norcia
Queijo pecorino 90 g - para ralar

Preparação

Para preparar o brustengo, primeiro prepare a massa: coloque a farinha em uma tigela e adicione uma pitada de sal 1, depois adicione a água aos poucos enquanto mistura simultaneamente com um batedor para evitar a formação de grumos 2 até obter uma mistura fluida e homogênea 3.

Coloque uma frigideira antiaderente com cerca de 25 cm de diâmetro no fogo, aqueça o azeite de oliva extravirgem 4 e adicione a mistura de água e farinha com uma concha 5; distribua uniformemente a massa por toda a superfície e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos 6.

Após 10 minutos, levante delicadamente as bordas com uma espátula para verificar se o lado de baixo está cozido 7, depois vire o brustengo e cozinhe do outro lado por 4-5 minutos 8. Uma vez cozido, transfira o brustengo para uma tábua de corte 9

e imediatamente polvilhe a superfície com o queijo pecorino ralado 10. Corte-o em 8 fatias 11 e sirva ainda quente acompanhado com o presunto cru de Norcia: seu brustengo está pronto para ser degustado 12!

Conservação

Recomenda-se servir o brustengo recém-preparado. Alternativamente, você pode armazená-lo na geladeira por 1-2 dias, ou até 2-3 dias se não tiver adicionado o queijo, e aquecê-lo na frigideira antes de servir. Se necessário, você pode cortar o brustengo em fatias e congelá-lo sem os temperos.

Conselho

O brustengo é ainda mais gostoso se acompanhado dos produtos típicos de sua região, mas se desejar, você pode temperá-lo com outro tipo de queijo, como o Parmesão, e servi-lo com seus frios preferidos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.