Rosa emiliana

/5

APRESENTAÇÃO

A Rosa Emiliana é um aperitivo que conquistará tanto a visão quanto o paladar de seus convidados. Em um único golpe, pode-se saborear o que há de mais delicioso na Emilia Romagna, ou seja, três dos mais famosos produtos símbolos desta região: o Vinagre Balsâmico de Modena, o Presunto cru de Parma e o Parmigiano Reggiano. A combinação sábia desses três ingredientes saborosos cria uma união irresistível: para um jantar especial, experimente combinar com o gnocco frito ou com a spianata romagnola, o sucesso é realmente garantido.

INGREDIENTES
Ingredientes para 24 rosas
Presunto cru 300 g - (de Parma, 12 fatias)
Vinagre balsâmico 15 g
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino 1 pitada
Rúcula 100 g
Parmigiano Reggiano DOP 60 g

Preparo

Para fazer a rosa emiliana, comece pelo tempero. Prepare uma emulsão colocando em uma tigela o vinagre balsâmico, o azeite de oliva 1, o sal.
Misture bem com um garfo 2 até obter uma mistura homogênea 3.

Rale o Parmigiano em lascas e reserve 4. Depois de lavar e secar a rúcula, tempere-a em uma tigela grande despejando a emulsão por cima 5 e misturando bem para temperar todas as folhas 6.

Coloque a rúcula no centro de um prato de servir 7 e decore com as lascas de Parmigiano 8. Corte agora ao meio longitudinalmente as fatias de presunto cru 9

e de cada metade crie uma roseta: segurando uma das extremidades do presunto, você pode enrolá-lo sobre si mesmo, dobrando as pontas para que se pareçam com pétalas de uma rosa 10. Continue até obter 24. Coloque delicadamente as rosetas sobre a rúcula temperada 11, posicionando-as no centro como para formar um buquê 12.
A rosa emiliana está pronta, você pode servi-la decorando o prato com algumas gotas de vinagre balsâmico.

Curiosidades

Quando saborear este delicioso aperitivo, pare por alguns instantes para pensar quanto tempo foi necessário para que essas iguarias chegassem ao nosso prato: o tempo, a maturação, o clima são apenas alguns dos elementos que tornam esses produtos verdadeiramente únicos e invejados em todo o mundo. Basta pensar que o presunto de Parma é colocado para maturar em seu particular microclima por 12 meses antes de ser cuidadosamente selecionado pelos "spillatori", ou seja, os especialistas degustadores que, "cutucando" o presunto, avaliam se ele merece ser denominado Presunto de Parma.
E o que dizer do Parmigiano Reggiano, que requer de 12 a 24 meses de lenta maturação antes de ser degustado! Mas nada comparado com o vinagre balsâmico, que somente após pelo menos 12 ou 25 anos de envelhecimento atinge aquele surpreendente equilíbrio de aromas e sabores que lhe permite ostentar a Denominação de Origem Controlada.

Conservação

Não é recomendada a conservação na geladeira, pois a rúcula temperada perderia a frescura, assim como o presunto em contato com ela.

Conselho

Usando o vinagre balsâmico em glaze, sua rosa emiliana terá um sabor mais acentuado. Se preferir, além ou em substituição à rúcula, você pode variar com alface ou salada de sua escolha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.