Cassatine

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje descobrimos junto com o chef Ciccio Sultano como fazer deliciosas cassatinhas. Uma sobremesa siciliana realmente deliciosa, que se inspira na Cassata siciliana, mas em versão mini! Como na maioria das sobremesas sicilianas, por exemplo, os Cannoli siciliani, a ricota é o ingrediente principal, por isso recomendamos escolher uma de ótima qualidade e deixá-la escorrer bem, apenas com uma ricota bem firme e saborosa você poderá obter um resultado como o nosso. E se é verdade que na confeitaria não se deve ter pressa, esta receita é a prova disso, os descansos são importantes para obter cassatinhas perfeitas. Outras duas preparações não podem faltar nesses docinhos: um suave pão de ló e uma fina camada de marzipã, feito em casa com uma proporção menor de açúcar para não ter um sabor muito doce. Escolha frutos cristalizados cítricos, ainda que doces, darão um toque de acidez ao prato e suas cassatinhas ficarão perfeitas.

Descubra também estas variações:

INGREDIENTES

Ingredientes para o creme de ricota
Ricota de vaca 1 kg - já escorrida (1,1 kg para escorrer)
Açúcar 300 g
para o pão de ló
Ovos 360 g - (5 médias)
Açúcar 150 g
Sal fino 1 pitada
Farinha tipo 00 75 g
para a calda
Água 250 g
Açúcar 125 g
Alchermes 50 ml - de Santa Maria Novella
para decorar
Pasta de amêndoa 150 g
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Frutas cristalizadas 250 g - (laranja, cidra, chinotto, tangerina)
Grãos de café quanto baste

Preparo

Para preparar as cassatinhas, primeiro coloque a ricota em uma peneira sobre uma tigela 1. Coloque um prato e um peso em cima 2. Deixe a ricota escorrer assim durante a noite. Em seguida, pese-a e transfira para uma tigela. Seque-a com um papel toalha e adicione o açúcar 3.

Misture bem com uma colher 4 e, quando obter uma mistura homogênea, transfira para um processador. Bata bem até obter uma textura muito lisa 5. Depois, coloque em um saco de confeitar sem bico 6 e leve à geladeira.

Agora prepare o pão de ló. Na tigela de uma batedeira com batedor, coloque os ovos e o açúcar 7. Comece a bater com uma batedeira elétrica e adicione o sal 8. Continue batendo e, enquanto isso, peneire a farinha 9.

Não tenha pressa e, apenas quando os ovos estiverem bem batidos, adicione a farinha 10 e misture rapidamente com o batedor 11. Finalize misturando com uma espátula antes de transferir a massa para uma forma de 30x40 cm forrada com papel manteiga 12.

Nivele a superfície com uma espátula 13 e asse em forno ventilado pré-aquecido a 160°C por 30 minutos no centro do forno. Retire do forno 14 e deixe esfriar. Enquanto esfria, prepare a calda. Coloque água e açúcar em uma panela 15 e leve à fervura.

Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, adicione o alkermes 16 e mexa. Deixe esfriar 17. Assim que o pão de ló estiver frio, vire-o em uma tábua de cortar e corte discos usando um cortador de 7-8 cm 18.

Agora transfira os discos de pão de ló para dentro dos cortadores de mesmo tamanho e cerca de 5 cm de altura 19. Molhe-os com a calda de alkermes 20 e recheie com o creme de ricota 21. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 10 horas.

Após esse tempo, prepare a pasta de amêndoas. Polvilhe uma superfície com bastante açúcar de confeiteiro, coloque a pasta de amêndoas e adicione mais açúcar de confeiteiro 22. Estenda a pasta com um rolo 23, até obter uma espessura de 2 mm, sempre adicionando mais açúcar de confeiteiro para não grudar na superfície 24.

Agora, coloque uma folha de papel manteiga em uma bandeja, adicione mais açúcar de confeiteiro 25 e polvilhe novamente a pasta de amêndoas com açúcar de confeiteiro. Corte discos 26 e transfira-os para a bandeja 27. Coloque na geladeira.

Agora cuide das frutas cristalizadas. Corte a laranja em fatias 28 e o cidra 29. Corte as tangerinas em quartos sem romper a polpa interna 30.

e faça o mesmo com os quinotos 31. Faça também pequenos botões com a laranja. Coloque todos em uma bandeja pequena 32 e reserve até o momento da decoração. Transfira uma das cassatinhas para um prato, coloque um disco de pasta de amêndoas dentro do cortador 33,

depois, retire o cortador 34 e decore com as frutas cristalizadas e grãos de café 35. Faça o mesmo com todas as outras. As cassatinhas estão agora prontas para servir 36.

Conservação

As cassatinhas podem ser conservadas na geladeira por alguns dias.


Conselho

Os discos de marzipã também podem ser preparados com um dia de antecedência e armazenados na geladeira. O importante é colocá-los entre folhas de papel manteiga sempre com bastante açúcar de confeiteiro, tanto em cima quanto embaixo.

Se sobrar pasta de amêndoas, você pode usá-la para preparar leite de amêndoas ou até uma granita. Dissolvendo 380/400 g em 1 litro de água, você obterá leite de amêndoas. Dissolvendo 600 g em um litro de água, poderá fazer uma granita deliciosa.

Recomendamos fazer a pasta de amêndoas em casa, assim você pode fazê-la menos doce usando a mesma quantidade de amêndoas e açúcar.

Para fazer a pasta de amêndoas em casa, coloque as amêndoas e o açúcar em um processador. Adicione algumas gotas de água e bata em intervalos. Tente não aquecer muito a mistura, pois o óleo que sai das amêndoas pode escurecê-la.

A ricota que se usa para fazer as cassatinhas é a de vaca de Ragusa, se não conseguir encontrá-la, uma clássica de ótima qualidade serve, ou pode ser de ovelha para um sabor mais rico (também pode fazer metade vaca e metade ovelha).

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.