Minne di Sant'Agata

/5

APRESENTAÇÃO

Em homenagem a Santa Ágata, santa protetora da cidade, em Catânia são preparados deliciosos bolinhos, de forma semiesférica, que lembram o seio de uma mulher e são chamados de minne ou minnuzze de Santa Ágata.
Esta sobremesa é preparada em toda a Sicília, onde é mais comumente conhecida como minni’i’virgini: sua origem remonta à antiguidade, quando era preparada como um sinal de bom agouro.
As minne de Santa Ágata são compostas por uma massa quebradiça de massa frola, recheada com ricota de ovelha, misturada com açúcar e enriquecida com frutas cristalizadas e chocolate amargo.
Uma vez assados, os bolinhos são cobertos com uma cobertura branca e decorados no topo com uma cereja cristalizada.
Seja hoje 5 de fevereiro ou qualquer outra data, essas pequenas sobremesas merecem ser provadas.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (quantidade para 10 sobremesas)
Farinha tipo 00 485 g
Manteiga 190 g
Açúcar de confeiteiro 150 g
Gemas 3
Fava de baunilha 1
para o recheio
Ricota de ovelha 600 g
Laranja cristalizada 80 g
Chocolate amargo 100 g
Açúcar de confeiteiro 100 g
Casca de laranja 1
para a cobertura e decorar
Açúcar de confeiteiro 525 g
Claras 3
Suco de limão 3 colheres
Cerejas cristalizadas 10 g

Preparo

Para preparar as minne de Santa Ágata, amasse a massa frola (aqui mais instruções): em uma superfície de trabalho, despeje a farinha que você processou em um mixer com manteiga fria, adicione o açúcar de confeiteiro, as gemas (reserve as claras, para a cobertura), as sementes de uma baunilha 1 e amasse 2 com as mãos até obter uma massa homogênea. Envolva a massa frola em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos meia hora 3.

Proceda com a preparação do recheio: corte a laranja cristalizada em pedaços pequenos 4 e rale o chocolate amargo 5. Peneire bem a ricota, passando-a por uma peneira 6 e

adicione o açúcar de confeiteiro, também peneirado 7, em seguida misture os ingredientes. Adicione os pedaços de laranja cristalizada e o chocolate 8; finalmente, se quiser um aroma mais frutado, adicione também a casca ralada de uma laranja. Misture tudo para obter uma mistura homogênea 9.

Retome a massa frola e, com a ajuda de um rolo, estenda-a em uma folha com cerca de meio cm de altura 10 e forre com ela moldes semiesféricos 11 (usamos moldes de silicone com 8 cm de diâmetro e capacidade de 115 ml), então preencha-os com cerca de 80 gramas de ricota 12.

Estenda novamente a massa frola, sempre com uma espessura de meio cm, e corte um círculo com um cortador de biscoito de 8 cm de diâmetro para selar as semiesferas 13. Em seguida, feche as semiesferas, pressionando levemente as bordas (14-15).

Asse tudo em forno estático já quente, a 200° por 20 minutos (forno ventilado a 180° por 15 minutos). Quando as minne estiverem douradas na superfície, retire-as do forno e deixe esfriar nos moldes 16, depois desenforme quando estiverem completamente frias (caso contrário, o recheio quente não irá segurar). Coloque-as sobre uma grade e enquanto isso prepare a cobertura: bata as claras com um batedor elétrico ou planetária 18,

quando a mistura estiver semimontada, adicione o açúcar de confeiteiro, uma colher de cada vez, e por último o suco de limão (19-20). A consistência da cobertura não deve ser muito firme e brilhante, mas, como se diz, deve 'escrever' 21, ou seja, deve deixar um rastro caindo de cima.

Cubra bem as minne com a cobertura, fazendo-a deslizar uniformemente sobre o doce 22, então termine a decoração com uma cerejinha cristalizada colocada no topo de cada sobremesa 23. Deixe secar na grade para que o excesso da cobertura escorra 24. As minne de Santa Ágata estão prontas: podem ser consumidas quando a cobertura ainda está macia ou deixá-la secar completamente 24.

Conservação

Conserve as minne de Santa Ágata na geladeira, cobertas com filme plástico, por 3-4 dias.
Os bolinhos podem ser congelados uma vez assados e depois cobertos após o descongelamento.

Curiosidades

A tradição popular conta que Santa Ágata foi uma linda jovem, descendente de uma nobre família catanense, convertida ao catolicismo.
O procônsul Quinziano se apaixonou por ela e a obrigou a renunciar à sua fé e adorar os deuses pagãos.
A jovem recusou obstinadamente e foi martirizada, sofrendo a violenta remoção dos seios.
Santa Ágata foi beatificada após sua morte e hoje é venerada, como santa protetora, em Catânia, San Marino e Malta.

Conselho

Cada receita, como se sabe, se presta a variações mais ou menos incisivas. Neste caso, você pode escolher entre seguir a tradição ou seu gosto: já excelente assim, o creme pode ser aromatizado com uma pitada de canela ou um gole de marsala, caso você sinta falta disso. Se você não conseguir encontrar ricota de ovelha ou não gostar do seu sabor acentuado, pode substituí-la por ricota de vaca (nas mesmas quantidades, por favor). Finalmente, a cobertura: testei e encontrei este equilíbrio, mas, se você está acostumado com coberturas mais fluidas, adicione uma clara de ovo e misture energicamente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.