Cassata al forno

/5

APRESENTAÇÃO

Conhecemos bem a beleza barroca da famosa Cassata siciliana e nos divertimos reinventando-a de muitas maneiras, desde os Copinhos de cassata, até as porções individuais e uma deliciosa versão Cassata salata, mas existe também uma variação igualmente típica: a cassata assada. Uma receita muito mais antiga onde não encontramos o pão de ló, mas uma casca de Massa podre que envolve o clássico recheio à base de ricota de ovelha e gotas de chocolate, tão caro à confeitaria siciliana. Além disso, você não precisará nem de marzipã nem de frutas cristalizadas para criar decorações cênicas: basta o toque mágico do açúcar de confeiteiro para trazer à mesa uma cassata assada digna de aplausos! Tente fazer este doce como uma torta natalina simples para fazer, que trará doçura e magia para a mesa das festas!

Experimente também a mattonella cassata, uma variação deliciosa e refinada do doce tradicional!

INGREDIENTES

Para a massa (para uma forma com diâmetro de 24 cm)
Farinha tipo 00 500 g
Açúcar de confeiteiro 200 g
Manteiga 200 g - frio
Ovos 2 - médias
Gemas 1
Casca de limão ½ - para ralar
Sal fino 1 pitada
Para o recheio
Ricota de ovelha 600 g
Açúcar 200 g
Gotas de chocolate amargo 100 g
Biscoitos secos 100 g
Casca de limão ½ - para ralar
Para pincelar
Claras 1
Para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar a cassata assada, primeiro coloque a ricota para escorrer em uma peneira e deixe-a na geladeira por pelo menos algumas horas, ou até durante a noite, para que perca o excesso de líquido. Passado esse tempo, prepare o recheio: coloque em uma tigela a ricota de ovelha e o açúcar 1, aromatize com a casca ralada de meio limão 2 e misture bem 3.

Cubra a tigela com filme plástico 4 e coloque na geladeira. Passe para a preparação da massa: em um processador de alimentos com lâminas de aço, adicione a farinha, o açúcar de confeiteiro 5 e a manteiga fria da geladeira cortada em cubos 6.

Adicione a casca ralada de meio limão 7, uma pitada de sal 8, 2 ovos inteiros e uma gema 9.

Processe para compactar tudo, depois transfira a mistura obtida para a superfície de trabalho 10 e forme um bloco. Envolva a massa no filme plástico 11 e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora. Após o tempo de descanso da massa, pegue o creme de ricota e adicione as gotas de chocolate, depois misture bem para incorporá-las uniformemente 12.

Abra dois terços da massa em uma superfície levemente enfarinhada até a espessura de 7 mm 13 e forre uma forma de 24 cm de diâmetro, incluindo as bordas, depois fure a base com os dentes de um garfo 14. Esfarele metade dos biscoitos secos na base e adicione o recheio de ricota e gotas de chocolate 15.

Nivele a ricota com as costas de uma colher 16 e adicione a outra metade dos biscoitos secos esfarelados 17, depois elimine o excesso de massa das bordas com uma faquinha 18.

Agora abra o restante da massa na espessura de 7 mm 19. Pincele as bordas da massa na forma com a clara de ovo 20 e cubra com o segundo disco de massa, eliminando o excesso e selando bem as bordas com os dedos 21.

Fure a superfície com os dentes de um garfo 22 23 e asse em forno estático pré-aquecido a 170°C por 120 minutos, na prateleira do meio. Depois, transfira a forma para a prateleira mais baixa e asse por mais 10 minutos. Uma vez assada, retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente antes de virá-lo em um prato de servir 24.

Polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto, usando um estêncil 25 para obter uma graciosa decoração em losangos 26. Sua cassata assada está pronta para ser servida 27!

Conservação

A cassata assada pode ser conservada na geladeira por no máximo 3-4 dias, tendo o cuidado de deixá-la 20 minutos à temperatura ambiente antes de servir.

Conselho

Não se preocupe se o bolo tender a inchar durante o cozimento: é normal, ao esfriar ele murchará e uma vez invertido a superfície ficará plana!

Com a massa restante você pode fazer deliciosos biscoitos: não é possível diminuir as quantidades, caso contrário seria difícil de trabalhar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.