Clafoutis de pêssegos

/5

APRESENTAÇÃO

O clafoutis de pêssegos é uma variação do delicioso doce francês, originário da região de Limousin, que é preparado com frutas frescas da estação e uma massa doce à base de açúcar, ovos e leite. Esta deliciosa versão de torta de pêssegos inclui pêssegos brancos e amarelos, cortados em fatias e dispostos em forma de raio, imersos em uma massa aromatizada com conhaque.
O clafoutis de pêssegos é um doce simples e rápido de fazer, com uma textura macia muito particular e deve ser degustado morno.

Descubra outras deliciosas variações de clafoutis:

INGREDIENTES

para uma forma de 26 cm
Pêssegos amarelos 250 g
Pêssegos brancos 250 g
Conhaque 20 ml
Leite inteiro 200 ml
Farinha tipo 00 90 g
Sal fino 1 pitada
Açúcar 100 g
Ovos 3 - grandes
Vanilina 1 colherinha
Para untar
Manteiga 10 g
Açúcar 30 g
Para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar o clafoutis de pêssegos, comece a aquecer o forno a 180°. Lave os pêssegos, corte-os ao meio ou em quartos, retire o caroço e descasque-os (1-2). Corte os pêssegos em fatias não muito finas 3.

Bata em uma tigela, com a ajuda de uma batedeira elétrica, os ovos com o açúcar 4 até obter uma mistura clara e espumosa que alcance o dobro do volume inicial. Adicione a vanilina 5 e a farinha 6 com uma peneira

e incorpore-os ao composto com uma colher de pau 7. Neste ponto, adicione, aos poucos, o leite 8 mexendo com delicadeza. Quando todo o leite for absorvido, adicione o conhaque 9.

Por último, adicione uma pitada de sal 10 e misture pela última vez. Unte uma forma, de bordas baixas e diâmetro de 26 cm, e polvilhe com 30 g de açúcar para evitar que o clafoutis grude (11-12).

Disponha os pêssegos no fundo da travessa em forma de raio ou como preferir, criando também mais camadas sobrepostas (13-14). Quando terminar de colocar os pêssegos, despeje na forma delicadamente a mistura de ovos, açúcar e leite, até cobrir todos os pêssegos, exceto os mais superficiais 15. Asse por 50 minutos até que o clafoutis esteja bem dourado. Após o tempo de cozimento, desenforme o clafoutis de pêssegos e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Deixe esfriar e sirva seu clafoutis de pêssegos.

Conservação

O clafoutis de pêssegos se conserva por 4 dias coberto sob uma cúpula de vidro. O clafoutis de pêssegos também pode ser congelado em um saco bem fechado e depois deixado descongelar à temperatura ambiente ou no micro-ondas na função de descongelamento.

Conselho

Você pode substituir o conhaque por rum escuro, conhaque ou amaretto. Você também pode substituir 100 ml de leite pela mesma quantidade de creme de leite fresco para tornar o clafoutis mais encorpado e saboroso. Além disso, você pode perfumar o clafoutis com canela, se preferir.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.