Cogumelos fritos

- Energía Kcal 871
- Carboidratos g 60.3
- dos quais açúcares g 3
- Proteína g 12.7
- Gorduras g 64.3
- das quais gorduras saturadas g 12.49
- Fibra g 7.2
- Sódio mg 615
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 3 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
- Notas o tempo de cozimento é considerado para cada peça individual
APRESENTAÇÃO
Se ao ouvir falar de cogumelos fritos você se lembra imediatamente da famosa cena dos “cogumelos fritos fritos fritos” descrita por Roberto Benigni como garçom no filme “A vida é bela”, esta receita certamente fará você mudar de ideia! Os cogumelos fritos são um prato tão simples quanto saboroso, perfeito para servir acompanhado de molhos como um delicioso aperitivo ou como um substancial acompanhamento para um bom prato de carne, em alternativa aos tradicionais cogumelos à moda. Escolhemos usar três tipos diferentes de cogumelos, a saber, porcini, pleurotus e champignon, e o resultado esteve totalmente à altura das nossas expectativas: dourados, saborosos e deliciosamente crocantes! Com pouco tempo e pouco esforço, você também poderá preparar um clássico de outono com um toque rústico para deliciar seus amigos... basta prestar atenção à temperatura do óleo e absorver o excesso para obter cogumelos fritos secos e fragrantes: estamos certos de que, neste caso, eles serão os mais pedidos do cardápio!
INGREDIENTES
- Ingredientes para os cogumelos
- Cogumelos ostra ou cogumelos ostra (Pleurotus) 220 g
- Cogumelos porcini 220 g
- Cogumelos champignon 250 g
- para a massa
- Farinha de rosca 150 g
- Farinha tipo 00 150 g
- Água 190 g
- Sal fino quanto baste
- para fritar
- Óleo de amendoim 1 l
Preparação

Para preparar os cogumelos fritos, a primeira coisa a fazer é limpar os cogumelos. Os cogumelos devem ser limpos com um pano úmido para evitar que absorvam muita água ao serem lavados. Portanto, limpe a superfície dos cogumelos pleurotus com um pano úmido para eliminar a terra 1, depois, com uma faquinha, elimine a base do cacho 2 e corte os caules dos cogumelos individuais para separá-los uns dos outros 3.

Quanto aos cogumelos champignon, passe um pano úmido na superfície para remover a terra 4, depois elimine a parte inferior do caule 5 e, por último, divida-os ao meio no sentido do comprimento 6.

Por fim, pegue os cogumelos porcini e, com uma faquinha de lâmina lisa, raspe delicadamente o caule para remover a parte terrosa 8, depois elimine os resíduos de terra com um pano de algodão 9 ou com um pincel e corte-os ao meio no sentido do comprimento; para mais informações, consulte a escola de culinária “Como limpar cogumelos porcini”.

Neste ponto, você pode passar para a preparação da massa: em uma tigela, misture a farinha e a água 10 e mexa com um batedor 11 até obter uma consistência lisa e homogênea, depois adicione o sal 12. Despeje a farinha de rosca em outra tigela e aqueça o óleo de amendoim em uma panela.

Com o auxílio de uma pinça de cozinha, mergulhe um cogumelo pleurotus de cada vez na massa 13, certificando-se de cobrir toda a superfície, depois deixe escorrer o excesso de massa 14 e transfira o cogumelo para a tigela com a farinha de rosca, virando-o de ambos os lados para cobri-lo completamente 15.

Quando o óleo atingir uma temperatura de cerca de 170°C, frite o cogumelo por cerca de 3 minutos 16, virando-o de vez em quando com uma escumadeira para que fique com uma cor dourada e uniforme, em seguida, escorra-o com uma escumadeira e transfira-o para uma bandeja coberta com papel toalha para absorver o excesso de óleo 17. Repita o mesmo procedimento para os outros cogumelos: mergulhe os champignon 18

e os porcini na massa 19, depois cubra-os com a farinha de rosca e, por fim, frite-os no óleo quente 20; lembre-se de adicionar poucos pedaços de cada vez para evitar que a temperatura do óleo diminua. Assim que você tiver posicionado todos os cogumelos sobre o papel toalha, pode salgar a gosto e servir seus cogumelos fritos bem quentes!