Coq au vin

/5

APRESENTAÇÃO

O coq au vin é um delicioso prato principal, típico da tradição culinária francesa, cuja longa preparação o torna ideal para uma ocasião especial. Os livros de história falam do coq au vin: foi servido a Júlio César durante a conquista da antiga Gália, após lhe terem oferecido um galo como símbolo da honra dos Gauleses.
O coq au vin requer uma lenta marinada no vinho, geralmente um tinto muito encorpado, junto com cenouras e cebolas em pedaços e aromas. Durante o cozimento, é enriquecido com bacon e cogumelos.
Um prato substancioso, de grande presença e realmente saboroso para levar à mesa junto com uma bela garrafa de Borgonha de safra.

INGREDIENTES

Frango 1,6 kg - inteiro ou já em pedaços
Cogumelos champignon 400 g
Cebolas borettane 250 g
Alho 2 dentes
Conhaque 50 ml
Caldo de legumes 50 ml
Azeite virgem extra quanto baste
Farinha tipo 00 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Pancetta 300 g
para a marinada
Vinho tinto 1 l
Cebolas brancas 1
Cenouras 2
Alecrim 10 g
Salsa 10 g
Tomilho 6 g
Pimenta-do-reino em grãos 5 g

Preparação

Para preparar o coq au vin, pegue o frango e corte-o em pedaços 1 seguindo as indicações que você encontra aqui (como cortar o frango). Corte a cebola em pedaços e as cenouras em rodelas 2. Coloque o frango cortado em uma tigela grande o suficiente, adicione a cenoura, a cebola e o vinho tinto até cobri-lo inteiramente 3.

Adicione as agulhas de alecrim, a salsa previamente limpa e desfolhada, o tomilho e a pimenta em grãos 4. Cubra bem com filme plástico 5 e coloque na geladeira por pelo menos 12 horas. Você pode prepará-lo na noite anterior e deixar na geladeira durante a noite. Decorrido o tempo necessário, filtre tudo, separando a marinada dos legumes e do frango 6.

Aqueça uma frigideira antiaderente com azeite e esmague 2 dentes de alho dentro dela 7. Adicione o frango 8 e deixe dourar bem em fogo moderado de todos os lados por pelo menos 6-7 minutos. Quando estiver bem dourado, retire da frigideira antiaderente 9 e reserve em local aquecido.

Na frigideira, em vez do frango, coloque os legumes da marinada e deixe cozinhar por 2 minutos 10. Depois adicione as cebolinhas e deixe cozinhar por mais 3 minutos 11. Finalmente, adicione a farinha 12 e deixe engrossar o fundo de cozimento.

Neste ponto, transfira o frango e os legumes para uma panela maior, onde deverá cozinhar em fogo muito baixo por cerca de duas horas e meia, apenas fervendo. Flambe imediatamente com o conhaque 13 e após alguns minutos cubra o coq com o vinho da marinada, adicionando uma concha de cada vez 14. Cubra com uma tampa 15 e deixe cozinhar.

Enquanto o coq au vin cozinha, corte o bacon em tiras 16 e, após limpar, fatie os cogumelos 17 (se houver cogumelos pequenos, você pode deixá-los sem cortá-los). Em uma frigideira antiaderente, deixe dourar o bacon cortado e, assim que liberar sua gordura, adicione os cogumelos e deixe dourar por cerca de 6 minutos 18.

Flambe os cogumelos e o bacon com alguns conchas de caldo e ajuste o sal 19. Quando secarem, una os cogumelos e o bacon ao coq au vin 20 e deixe cozinhar tudo junto por mais 15 minutos. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário, e aqui está o seu coq au vin 21: sirva quente em um prato de servir 21.

Conservação

Você pode conservar o coq au vin em um recipiente hermeticamente fechado.

Conselho

Se quiser, pode comprar o frango já cortado em pedaços. Se sobrar o fundo de cozimento do coq au vin, você pode filtrá-lo, batê-lo e usá-lo como base para um risoto ou para temperar pasta ou ravioli.

Curiosidade

O coq au vin é o prato preferido do Comissário Maigret, o famoso personagem literário criado por George Simenon.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.