Espaguete com mexilhões
- Fácil
- 1 h 15 min
- Kcal 583
Continuam as receitas das nossas blogueiras, convidadas da cozinha de GialloZafferano: hoje é a vez de Nunzia Bellomo, do blog Miele di Lavanda, que nos apresenta uma especialidade de sua terra, a Puglia! Nunzia, junto com Sonia, nos levará à descoberta de um saboroso segundo prato à base de mexilhões recheados, com um gostoso recheio, e cozidos no molho. Os mexilhões recheados são uma forma realmente boa de cozinhar estes moluscos, ingrediente principal de muitas outras receitas pugliesas, incluindo aqueles fritos; o recheio é feito com miolo de pão embebido, salsa picada, queijo pecorino e ovos e é usado para rechear os mexilhões abertos ainda crus. A particularidade é que os mexilhões, uma vez recheados, são fechados, com um gesto que só as donas de casa da Puglia conhecem e que Nunzia nos ilustrará, com um fio de algodão para não deixar o recheio escapar durante o cozimento no molho de tomate! Uma vez à mesa, ajudem-se com uma tesourinha ou com a faca: sintam que sabor esses mexilhões recheados têm!
Para preparar os mexilhões recheados, comece a embeber o pão na água: coloque o miolo do pão sem a casca (ou coloque o pão com a casca que você irá retirar depois) em uma tigela com cerca de meio litro de água. Deixe o miolo na água até que fique macio 2. Enquanto isso, pique a salsa e o alho para depois. Esprema bem o miolo, colocando-o em uma peneira e pressionando com as costas de uma colher 3.
Junte ao miolo espremido, a salsa picada e o alho picado (4-5), o queijo ralado (como alternativa, você pode usar o pecorino romano) 6,
depois o sal, a pimenta e o ovo 7. Misture os ingredientes com as mãos ou com um garfo 8 para obter uma massa compacta e homogênea que você deixará de lado 9.
Agora é necessário abrir os mexilhões crus, que você já terá raspado das impurezas (Como limpar e abrir mexilhões): pressione levemente a concha do molusco com os dedos, para que as válvulas se abram levemente; depois, começando pelo lado do mexilhão que apresenta uma saliência, insira a ponta de uma faquinha voltada para baixo, de modo a cortar o músculo 10. Nesse ponto, gire ao redor do molusco com a faquinha 11, tomando cuidado para manter a lâmina sempre voltada para baixo, e abra o mexilhão 12 mantendo o fruto apenas de um lado.
Uma vez abertos todos os mexilhões, pegue pequenas quantidades de massa e recheie cada mexilhão até terminá-los (13-14). Terminando o recheio, retome cada mexilhão e feche-o com o algodão, eliminando os excessos de recheio que saem. Pegue um fio de algodão de costura e enrole várias vezes ao redor do mexilhão, apertando 15.
Uma vez fixado, passe o fio no mexilhão e puxe para baixo para fixar a fechamento (16-17). Lembre-se de eliminar todos os excessos de recheio antes de cozinhar os mexilhões para não sujar o molho 18.
Em uma panela alta e estreita, que permita aos mexilhões serem imersos completamente no molho, coloque um dente de alho e azeite extravirgem 19; doure o óleo e adicione o purê de tomate 20. Assim que o molho começar a ferver, adicione os mexilhões um a um delicadamente e deixe cozinhar, com uma tampa, em fogo baixo por cerca de 15/20 minutos 21. Os mexilhões recheados estarão prontos para serem degustados: retire-os do molho e sirva à mesa! Para cortar o algodão, use uma faquinha ou uma tesourinha; o molho pode ser usado para temperar a massa!