Crepe de grão-de-bico com mousse de bacalhau

/5

APRESENTAÇÃO

Amantes de bacalhau, venham aqui, vocês podem encontrar muitas receitas apetitosas que têm como protagonista este peixe versátil de sabor inconfundível e carne macia, que inspirou muitas preparações. Desde as mais tradicionais, como o bacalhau à vicentina ou o bacalhau à livornesa, até as mais modernas e intrigantes, como os paccheri recheados com bacalhau e fondue de queijo ou a terrina de bacalhau com molho de maçã. Para quem quer abraçar os sabores de antigamente, revisitando-os de maneira mais atual, propomos as crepes de grão-de-bico com mousse de bacalhau: a mousse evoca a cremosidade do bacalhau mantecado, e as crepes sem glúten conferirão um sabor totalmente novo. Uma alternativa saborosa ao clássico crostini de pão!

Experimente também as crepes de espinafre com salmão, uma variante deliciosa!

INGREDIENTES

para 8 crepes
Farinha de grão-de-bico 100 g
Água 250 g
Azeite virgem extra 1 colher
Sal fino 1 pitada
Para a mousse de bacalhau
Bacalhau dessalgado 600 g
Leite inteiro 300 g
Crescenza 100 g
Alho 1 dente
Sálvia 1 folha
Louro 1 folha
Salsa 5 g
Cebolinha verde quanto baste
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 colherinha
Noz-moscada 1 colherinha
para untar a frigideira
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar as crepes de grão-de-bico com mousse de bacalhau, comece pela preparação da massa. Coloque a farinha de grão-de-bico em uma tigela 1, adicione a água 2, depois uma pitada de sal e uma colher de sopa de azeite extra virgem 3.

Misture com um batedor de mão e deixe descansar por uma hora 4. Passe para a preparação da mousse de bacalhau. Coloque o filé de bacalhau já demolhado sobre uma tábua 5, faça uma pequena incisão na extremidade da cauda e, com uma faca de cozinha afiada, separe a polpa da pele para remover a última 6. Passe a lâmina rente à tábua segurando com a outra mão a parte da cauda, para que a lâmina deslize melhor.

Agora corte o filé em duas partes ao longo do comprimento 7 e depois em pedaços 8. Coloque o bacalhau em uma panela junto com o dente de alho 9.

Despeje o leite 10, a sálvia, o louro 11 e cozinhe em fogo médio por 5 minutos 12.

Desligue e deixe esfriar 13. Escorra o bacalhau frio da panela e coloque-o em um processador. Adicione o queijo cremoso 14, uma pitada de sal e uma colher de chá de pimenta e outra de noz-moscada. Aromatize com a salsinha 15 e processe por alguns minutos.

Você deve obter uma espuma macia 16. Agora cozinhe as crepes: em uma panela de cerca de 14 cm de diâmetro, aqueça um fio de azeite extra virgem 17 e depois remova o excesso com um pedaço de papel toalha. Retome a massa das crepes, misture com o batedor e despeje uma concha da massa no centro da panela quente 18. Gire a panela para que a massa cubra toda a superfície uniformemente.

Cozinhe por 1-2 minutos 19 e depois vire a crepe com uma espátula. Cozinhe também o outro lado 20. Conforme você cozinhar as crepes, coloque-as em um prato 21.

Uma vez frias, recheie as crepes com 1-2 colheres de sopa de mousse de bacalhau 22 e dobre ao meio 23. Tempere com cebolinha picada e sirva suas crepes de grão-de-bico com mousse de bacalhau 24.

Conservação

Você pode conservar a mousse de bacalhau na geladeira por alguns dias. As crepes podem ser guardadas individualmente na geladeira por alguns dias, cobertas com filme plástico, para evitar que sequem. Como alternativa, você pode congelá-las.

Dica

Como alternativa à salsinha, você pode usar tomilho ou folhas de hortelã.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.