Crostata com creme de castanhas

/5

APRESENTAÇÃO

A torta com creme de castanhas é uma sobremesa saborosa e encorpada, com a qual se pode apresentar uma das inúmeras e igualmente deliciosas variantes deste típico fruto de outono; as castanhas são apreciadas por adultos e crianças e se revelarão um ingrediente muito versátil na cozinha.
Uma crosta preparada com a clássica massa podre envolve um creme de castanhas aromatizado com raspas de limão e uma fava de baunilha, dois ingredientes que conferem uma nota adicional de doçura e aroma à polpa carnuda e igualmente doce das castanhas.
O segredo para obter um resultado ótimo é a escolha do fruto; use castanhas maiores para encontrar menos dificuldade durante a fase de descascamento e para tornar o creme mais suculento. Se quiser dar um toque refinado a esta sobremesa simples e rústica, sirva uma generosa fatia de torta acompanhada por um Molho de baunilha ou por um Creme de Mascarpone macio, da sua torta com creme de castanhas restarão apenas as migalhas!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa podre
Farinha tipo 00 300 g
Manteiga 150 g
Açúcar de confeiteiro 130 g
Gemas 2
Para o creme de castanhas
Castanhas 800 g
Água 260 g
Açúcar 240 g
Fava de baunilha 1
Casca de limão ½ - não processado
Para pincelar
Ovos 1
para untar e enfarinhar a forma
Manteiga quanto baste
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparação

Para preparar a torta com creme de castanhas, comece pela preparação do creme: lave cuidadosamente as castanhas em água corrente. Em seguida, transfira-as para uma panela grande cheia de água e, uma vez atingida a fervura, deixe-as ferver por 15 minutos 1. Após esse tempo, escorra-as e deixe-as esfriar um pouco, em seguida, retire a casca com a ajuda de uma faca afiada 2. Uma vez descascadas, coloque-as em um passa-verduras, até obter uma mistura arenosa 3, como alternativa, você pode usar um espremedor de batatas.

Em uma panela, coloque a fava de baunilha com suas sementes, o açúcar, a água e deixe o açúcar derreter em fogo médio por 10 minutos, mexendo com um batedor 4. Retire a fava de baunilha com uma pinça e adicione a mistura de castanhas 5. Misture tudo e, após adicionar as raspas de um limão, deixe cozinhar por 1 hora, mexendo de vez em quando com uma colher de pau 6. Para descobrir como prepará-la e conservá-la melhor, consulte a nossa receita: Creme de castanhas.

Enquanto o creme de castanhas cozinha, dedique-se à preparação da massa podre: coloque a farinha e a manteiga fria em cubos na tigela de um mixer 7 e bata até obter uma mistura arenosa 8. Em seguida, transfira a “areia” para uma superfície e forme uma cavidade no centro, onde você colocará o açúcar de confeiteiro 9.

Quebre os ovos, reserve as claras e adicione as gemas à “areia” e ao açúcar 10, misture tudo e trabalhe rapidamente com as mãos 11, para evitar que a massa esquente, até formar uma massa firme e homogênea. Envolva-a em filme plástico e deixe descansar na geladeira por meia hora 12. Para descobrir como prepará-la melhor, consulte a nossa Escola de culinária: Massa podre.

Uma vez preparados o creme de castanhas e a massa podre, basta estender a massa e montar a sua torta. Retire a massa da geladeira, retire o filme e estenda um círculo de massa podre com um rolo 13. Unte e enfarinhe uma forma de 28 cm de diâmetro, depois coloque a massa podre sobre ela 14; para facilitar esta operação, enrole a massa no rolo e depois desenrole-a sobre a forma. Exerça uma leve pressão ao longo do perímetro da forma com o rolo, para eliminar o excesso de massa, por fim, pressione com os dedos para fazer a massa aderir à forma. Em seguida, despeje o creme de castanhas, que no meio tempo terá esfriado 15.

Nivele o creme de castanhas com as costas de uma colher 16, estenda a massa podre restante e corte tiras de massa com um cortador 17, depois disponha-as sobre a superfície da torta, formando os clássicos losangos 18.

Após colocar todos os losangos 19, pincele a massa podre com um ovo 20, para conferir crocância e brilho à torta e, por fim, asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 45 minutos, se usar forno ventilado, asse a 160°C por cerca de 35-40 minutos. Uma vez assada, deixe a sua torta com creme de castanhas esfriar 21 e sirva!

Conservação

Você pode conservar a torta com creme de castanhas bem coberta com filme plástico por no máximo 3 dias. Não é recomendável congelar.

Conselho

Você pode aromatizar o creme de castanhas com conhaque ou rum, ou cozinhar as castanhas no leite, para tornar o creme mais saboroso. Acompanhe a sua torta com um creme de baunilha ou um creme de mascarpone.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.