Damasco em massa folhada

/5

APRESENTAÇÃO

Frutas e queijos sempre foram companheiros de deliciosas viagens culinárias à descoberta de sabores e combinações inusitadas, mas apetitosas. Depois de experimentar os Bocadinhos de ameixa e bacon, os Pêssegos recheados com robiola e molho picante de cerejas e as Almôndegas de pera e Queijo Azul de cabra, nos aventuramos em outra receita tentadora: os damascos em massa folhada. Trata-se de um aperitivo inusitado, uma combinação cativante de texturas e sabores a explorar. Esses charmosos petiscos são simples bocados de massa folhada crocante que guardam em seu interior um suculento damasco com um segredo derretido! Uma receita que desperta a curiosidade e o apetite, ideal para quem ama experimentar novos horizontes culinários.

INGREDIENTES

Ingredientes para 6 peças
Damascos 6
Massa folhada 230 g - redonda
Scamorza (provolone) 30 g
Para pincelar e decorar
Gemas 1
Leite inteiro 10 g
Semente de linho 1 colherinha
Pimenta rosa 1 colherinha

Preparação

Para preparar os damascos em massa folhada, comece cortando a scamorza em pequenos cubos 1, depois lave e seque cuidadosamente os damascos, divida-os ao meio 2 e retire o caroço interno 3.

Com um cortador de massa de 10 cm de diâmetro, corte 6 discos do rolo de massa folhada (4-5). Coloque metade do damasco no centro da massa com a parte arredondada voltada para baixo 6

e recheie a cavidade com os cubos de scamorza 7, depois feche com a outra metade do damasco 8. Neste ponto, feche o disco de massa folhada ao redor da fruta sobrepondo as bordas 9

em todos os lados 10 e pressione levemente a massa para selar a junção 11. Agora coloque os damascos em uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele a superfície com a gema batida com leite 12.

Crie furos no topo usando os dentes de um garfo 13. Agora misture as sementes de linho com os grãos de pimenta rosa 14 e decore os damascos 15.

Os damascos em massa folhada estão prontos para assar 16: asse em forno estático pré-aquecido a 200° por 15-18 minutos na prateleira do meio, até dourar. Uma vez prontos, retire os damascos do forno 17 e deixe esfriar ligeiramente antes de servir 18.

Conservação

Os damascos em massa folhada devem ser consumidos de preferência na hora, pois a massa folhada, se conservada na geladeira, tende a perder sua crocância.

Conselho

Quem prefere sabores mais intensos pode substituir a scamorza por gorgonzola!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.