Endívia belga gratinada

/5

APRESENTAÇÃO

Procurando um acompanhamento da estação um pouco diferente do usual? A natureza vem em nosso auxílio e, mesmo no inverno, nos oferece matérias-primas maravilhosas para criar pratos saborosos e genuínos como a endívia belga gratinada! A endívia belga, também conhecida como chicória de Bruxelas, é um tipo de salada que pertence à mesma família do radicchio e da escarola, compartilhando com eles o leve sabor amargo. Aliada preciosa nas dietas, graças ao baixíssimo teor calórico, a endívia belga é muito simples de preparar e pode ser consumida tanto cozida quanto crua, como na receita das barquinhos de endívia com queijos. Nós enriquecemos a endívia belga gratinada com uma crocante camada aromatizada com orégano que, uma vez assada, dará à verdura um irresistível toque extra que todos irão apreciar, especialmente os amantes da crosta crocante!

INGREDIENTES
endívia belga 500 g
Pão duro 50 g - miolo de pão
Parmigiano Reggiano DOP 30 g - para ralar
Orégano 1 colherinha - seco
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a endívia belga gratinada, primeiro pré-aqueça o forno a 200° em modo estático, depois lave os maços de endívia belga em água corrente e corte-os ao meio longitudinalmente com uma faca 1. Reserve a endívia e passe para a preparação da camada: corte o pão amanhecido em cubos, depois coloque-os em um processador 2 e triture até que fique uniformemente esfarelado 3.

Transfira o pão triturado para uma tigela, adicione o queijo parmesão ralado 4 e o orégano 5, depois tempere com sal e pimenta e misture bem tudo. Agora pegue uma assadeira forrada com papel manteiga e coloque a endívia belga que você havia cortado anteriormente com o lado externo voltado para baixo 6.

Distribua a camada sobre a endívia belga, tentando cobri-la completamente 7, depois adicione um fio de azeite 8 e asse em forno estático a 200° por cerca de 15 minutos, até que a camada esteja bem dourada 9. Sua endívia belga gratinada está pronta para ser servida!

Conservação

Recomenda-se servir imediatamente a endívia belga gratinada, ou armazená-la na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 1-2 dias. Não se recomenda congelar.

Conselho

Personalize a receita da endívia belga gratinada de acordo com seus gostos: pecorino no lugar do parmesão para um sabor mais marcante, páprica doce ou defumada no lugar do orégano para um toque especiado... ou escolha sua erva aromática preferida!

Curiosidades

A endívia belga é um dos poucos vegetais cuja data de nascimento é conhecida: por volta de 1850, um botânico chamado Brézier soube que um agricultor havia involuntariamente deixado algumas raízes de chicória selvagem em um porão escuro, que tinham produzido brotos alongados de cor branca e sabor agradável. Brézier continuou esse experimento conseguindo melhorar a qualidade do produto até que, em 1879, a endívia belga fez sua primeira aparição oficial nos mercados centrais de Paris!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.