Ensopado de beterrabas e lentilhas

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 2 h 20 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Não há Ano Novo sem o tradicional cotechino e lentilhas! Ambos símbolos de riqueza e prosperidade, esses dois ingredientes auspiciosos têm sido interpretados de várias maneiras, desde as versões mais rústicas até as gourmet, como a elegante millefoglie de cotechino e lentilhas. E se os convidados forem vegetarianos? Para garantir que ninguém precise abrir mão de um momento tão simbólico quanto convivial, propomos uma receita que une tradição e inovação: ensopado de beterrabas e lentilhas! Uma refeição rica e reconfortante que à primeira vista pode enganar os menos atentos, mas ao provar revela uma verdadeira explosão de sabores e aromas: o perfume do vinho, das especiarias e das ervas aromáticas acompanha maravilhosamente o sabor das beterrabas, das leguminosas e das cebolinhas, sendo realçado pela longa cocção. Um procedimento que lembra muito a preparação de um clássico da culinária francesa, o boeuf bourguignon, e de fato se inspira nele. Sejam vocês onívoros ou vegetarianos, italianos ou franceses, com gostos mais caseiros ou refinados, o ensopado de beterrabas e lentilhas, servido junto com uma macia polenta, reunirá todos ao redor da mesma mesa para iniciar o ano sob o signo da partilha e da boa comida!
- INGREDIENTES
- Beterraba 350 g - (beterraba)
- Lentilhas 180 g
- Cebolinhas 170 g
- Cenouras roxas 100 g
- Cenouras 85 g
- Alho 1 dente
- Gengibre fresco quanto baste - (1 raiz pequena)
- Alecrim 1 raminho
- Louro 5 folhas
- Canela em pau 1
- Vinho tinto 125 g - encorpado
- Água 700 g - aproximadamente
- Azeite virgem extra 25 g
- Manteiga 40 g
- Tomilho quanto baste - fresco
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo

Para preparar o ensopado de beterrabas e lentilhas, primeiro prepare todos os ingredientes: lave e descasque as cenouras laranja e roxa 1, depois corte ambas em rodelas de cerca de 1 cm de espessura (2-3).

Descasque também as beterrabas 4 e divida-as ao meio 5, depois descasque uma raiz pequena de gengibre fresco e corte-a em fatias finas 6.

Esmague o dente de alho com as costas de uma faca 7 e retire a casca. Amarrem com um barbante os raminhos com as folhas de louro, o ramo de alecrim e o pau de canela 8. Por fim, enxágue as lentilhas em água corrente 9 e faça o mesmo com as cebolinhas.

Agora pegue uma panela de ferro fundido com tampa hermética, especialmente adequada para cozimentos lentos, aqueça o óleo e adicione o alho esmagado e o gengibre 10. Deixe fritar por alguns minutos em fogo alto, depois adicione o maço de ervas 11 e, logo depois, adicione também as cebolinhas 12,

as rodelas de cenoura 13, as lentilhas 14 e as beterrabas 15.

Deixe tudo tostar por alguns minutos, mexendo frequentemente com uma colher de pau, depois adicione o vinho tinto 16 e deixe evaporar. Neste ponto, abaixe o fogo e cubra com água até cobrir os ingredientes (a quantidade de água dependerá do tamanho da panela, usamos 500 g para uma panela de 20 cm de diâmetro) 17. Cubra com a tampa 18 e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas, mexendo de vez em quando e adicionando um pouco mais de água se necessário: neste caso, adicionamos mais 200 g de água em algumas vezes. Durante os últimos 20 minutos, ajuste o sal e a pimenta. Se ao final da cocção o ensopado estiver muito líquido, deixe reduzir por mais alguns minutos sem a tampa; se, ao contrário, estiver muito seco, pode adicionar mais uma concha de água.

Após as 2 horas, remova o maço de ervas e verifique o cozimento das beterrabas com um garfo: os dentes devem penetrar facilmente, mas a consistência deve ser ainda firme e carnosa. Neste ponto, desligue o fogo e adicione o tomilho fresco 19, depois acrescente a manteiga 20, cubra com a tampa e deixe derreter suavemente. Por último, misture bem e sirva seu ensopado perfumado de beterrabas e lentilhas com polenta ou purê 21!