Ervilhas à cecamariti

/5

APRESENTAÇÃO

As ervilhas à cecamariti são uma receita típica da Apúlia, muito simples de preparar mas com um significado realmente especial! Na tradição salentina, a cecamariti refere-se à habilidade das donas de casa de "cegar" os maridos com a delícia deste prato. E as donas de casa que não tinham um momento de descanso, com este prato conseguiam se dar uma pausa, pois na maioria das vezes era feito com as sobras dos dias anteriores. Esta sopa era servida como prato único, mas o que nunca podia faltar eram crocantes croutons de pão para mergulhar dentro! Então, o que estão esperando? Vamos para a cozinha e descubra do que estamos falando, conseguirá "cegar" seus maridos?

Descubra também o spaghetti all'assassina, um prato principal típico da Apúlia!

Aproveite a estação primaveril para preparar outros pratos com estes vegetais, como os clássicos piselli in padella, uma receita caseira fácil mas saborosa!

INGREDIENTES
Ervilhas congeladas 300 g
Verduras de nabo 700 g
Caldo de legumes 500 ml
Alho 1 dente
Pimenta fresca 2 - pequenos
Azeite virgem extra 3 colheres
Pão duro 120 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar as ervilhas à cecamariti, corte as pontas da couve, removendo a parte fibrosa do caule 1. Corte-as grosseiramente e lave-as 2, depois escorra bem. Leve água levemente salgada para ferver em uma panela, mergulhe a couve 3 e deixe ferver por 5 minutos.

Enquanto isso, descasque o alho 4 e transfira-o para uma panela, adicione as pimentas e 2 colheres de sopa de óleo. Doure 5 e depois desligue o fogo. Escorra a couve e transfira para a panela com o alho e a pimenta 6. Misture, cubra e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Adicione as ervilhas à couve 7, misture e deixe pegar sabor. Adicione o caldo 8 e ajuste o sal e pimenta 9.


Cubra 10 e cozinhe em fogo moderado por 15 minutos. Corte o pão duro em fatias e depois em cubos. Aqueça em uma panelinha 4 colheres de sopa de azeite de oliva e doure os cubos de pão 11. Transfira a couve com ervilhas para um prato e sirva com os croutons 12.

Conservação

Você pode conservar os vegetais cozidos em um recipiente hermético por 24 horas.

Conselho

Para um sabor mais forte, você pode cortar as pimentas em pequenos pedaços.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.