Pancotto do Gargano

- Sem lactose
- Vegetariano
- Energía Kcal 241
- Carboidratos g 46.2
- dos quais açúcares g 5
- Proteína g 6.3
- Gorduras g 3.4
- das quais gorduras saturadas g 0.52
- Fibra g 4.8
- Sódio mg 507
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 10 min
- Tempo de cozimento: 60 min
- Porção: 6 Pessoas
- Custo: Muito baixo
APRESENTAÇÃO
A culinária camponesa é muitas vezes definida como pobre porque é feita com ingredientes simples e, sobretudo, econômicos. No entanto, não devemos negligenciar que as receitas pertencentes à nossa tradição também nos permitem reavaliar a importância das matérias-primas ligadas ao território e dos pratos de reaproveitamento. O pancotto, por exemplo, era uma maneira de utilizar o pão amanhecido que abundava nas casas dos nossos avós na época em que os fornos a lenha eram públicos e não podiam ser usados diariamente. Assim, espalharam-se por todas as regiões da Itália muitas variantes do pancotto, desde o pancotto com feijão até o famoso pappa al pomodoro toscano. Desta vez chegamos até a Puglia e contamos a receita do pancotto do Gargano! Uma sopa robusta feita com o que a terra disponibilizava para os camponeses e, portanto, sujeita a inúmeras variantes, uma mais saborosa que a outra: na nossa você encontrará brócolis, batatas, tomates e, obviamente, o típico pão pugliese. Com apenas esses poucos ingredientes, é possível criar um prato autenticamente genuíno e nutritivo, capaz de aquecer o coração das gerações passadas e futuras... por isso convidamos você a saborear o pancotto do Gargano com um bom copo de vinho tinto e brindar ao valor das nossas tradições!
Não perca também a receita de favas e chicória, outro prato saboroso da cozinha camponesa!
- INGREDIENTES
- Pão duro 290 g - pugliese (com a casca)
- Verduras de nabo 650 g
- Batatas 440 g
- Tomates rama 220 g - maduros
- Alho 1 dente
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Água quanto baste
Preparo

Para preparar o pancotto do Gargano, comece limpando os brócolis: elimine as folhas estragadas e os caules mais duros e fibrosos, depois corte-os grosseiramente 1 e lave-os em água corrente. Descasque as batatas e corte-as em cubos grandes 2, depois lave os tomates e corte-os também grosseiramente 3.

Aqueça um fio de azeite em uma panela grande e refogue brevemente o dente de alho com casca, depois adicione as batatas 4, os tomates 5 e os brócolis 6.

Por último, adicione o pão amanhecido quebrado grosseiramente com as mãos 7 e misture bem. Despeje água na panela até cobrir todos os ingredientes 8 e salgue 9.

Cubra com a tampa 10 e cozinhe em fogo médio por 40 minutos, mexendo de vez em quando, depois retire a tampa, aumente ligeiramente o fogo e cozinhe por mais 20 minutos ou até que o líquido tenha quase secado completamente 11: você pode deixar a sopa mais ou menos com caldo, dependendo do seu gosto. Tempere com um fio de azeite cru e uma pitada de pimenta e sirva seu pancotto do Gargano ainda fumegante 12!