Pancotto do Gargano

/5

APRESENTAÇÃO

A culinária camponesa é muitas vezes definida como pobre porque é feita com ingredientes simples e, sobretudo, econômicos. No entanto, não devemos negligenciar que as receitas pertencentes à nossa tradição também nos permitem reavaliar a importância das matérias-primas ligadas ao território e dos pratos de reaproveitamento. O pancotto, por exemplo, era uma maneira de utilizar o pão amanhecido que abundava nas casas dos nossos avós na época em que os fornos a lenha eram públicos e não podiam ser usados diariamente. Assim, espalharam-se por todas as regiões da Itália muitas variantes do pancotto, desde o pancotto com feijão até o famoso pappa al pomodoro toscano. Desta vez chegamos até a Puglia e contamos a receita do pancotto do Gargano! Uma sopa robusta feita com o que a terra disponibilizava para os camponeses e, portanto, sujeita a inúmeras variantes, uma mais saborosa que a outra: na nossa você encontrará brócolis, batatas, tomates e, obviamente, o típico pão pugliese. Com apenas esses poucos ingredientes, é possível criar um prato autenticamente genuíno e nutritivo, capaz de aquecer o coração das gerações passadas e futuras... por isso convidamos você a saborear o pancotto do Gargano com um bom copo de vinho tinto e brindar ao valor das nossas tradições!

Não perca também a receita de favas e chicória, outro prato saboroso da cozinha camponesa!

INGREDIENTES
Pão duro 290 g - pugliese (com a casca)
Verduras de nabo 650 g
Batatas 440 g
Tomates rama 220 g - maduros
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Água quanto baste

Preparo

Para preparar o pancotto do Gargano, comece limpando os brócolis: elimine as folhas estragadas e os caules mais duros e fibrosos, depois corte-os grosseiramente 1 e lave-os em água corrente. Descasque as batatas e corte-as em cubos grandes 2, depois lave os tomates e corte-os também grosseiramente 3.

Aqueça um fio de azeite em uma panela grande e refogue brevemente o dente de alho com casca, depois adicione as batatas 4, os tomates 5 e os brócolis 6.

Por último, adicione o pão amanhecido quebrado grosseiramente com as mãos 7 e misture bem. Despeje água na panela até cobrir todos os ingredientes 8 e salgue 9.

Cubra com a tampa 10 e cozinhe em fogo médio por 40 minutos, mexendo de vez em quando, depois retire a tampa, aumente ligeiramente o fogo e cozinhe por mais 20 minutos ou até que o líquido tenha quase secado completamente 11: você pode deixar a sopa mais ou menos com caldo, dependendo do seu gosto. Tempere com um fio de azeite cru e uma pitada de pimenta e sirva seu pancotto do Gargano ainda fumegante 12!

Conservação

O pancotto do Gargano pode ser conservado na geladeira por cerca de 4 dias. Não é recomendada a congelação.

Conselho

Se você deseja dar mais sabor ao pancotto, pode adicionar cubos de bacon fritos separadamente ou uma pitada de pimenta vermelha! Os brócolis podem ser substituídos por outras ervas amargas ou por repolho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.