Feijão com toucinho

/5

APRESENTAÇÃO

Roma é uma cidade esplêndida, assim como sua boa cozinha. Os feijões com pele são um segundo prato da tradição popular que você ainda pode provar nas verdadeiras e sinceras trattorias. É o caso da Osteria Bonelli: Simone Bonelli cozinhou para nós os feijões com pele com dedicação e precisão reservada ao tratamento dos ingredientes e com a paixão e sentimento que remetem a uma receita tradicional romana, rural, da cozinha simples mas substanciosa dos nossos avós. A pele, ou pele de porco, é um ingrediente preciosíssimo na cozinha popular porque tempera pratos humildes tornando-os realmente deliciosos! Neste prato, ela acompanha os feijões, aqui o feijão carioca, para dar vida a um segundo prato que não conhece apenas as fronteiras do Lácio. Os feijões com pele também são apreciados na Umbria, Toscana, em cada região e família com as devidas diferenças: alguns usam feijões brancos, outros preferem concentrado ao invés de tomates pelados. Descubra a delícia da nossa versão feita para você diretamente do coração de Roma!

Se ama feijões cariocas descubra também:

Se ama os clássicos da cozinha romana, não perca a Espaguete all'Amatriciana!

INGREDIENTES

Para cozinhar os feijões separadamente
Feijão borlotti seco 300 g
Cenouras 1 - pequena
Aipo 1 talo
Cebolas brancas 1
para a pele de porco e o tempero
Torresmo 400 g - (couro de porco)
Aipo 1 talo
Cenouras 1 - (pequena)
Cebolas brancas 1
Alho 1
Pimenta fresca 1
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Vinho branco 170 g
Tomates pelados 800 g
Couro de presunto cru quanto baste - (opcional)

Preparação

Para preparar os feijões com pele, comece colocando os feijões cariocas de molho por 24 horas (ou no mínimo 12 horas) 1. Descasque e retire as pontas da cenoura, divida-a ao meio 2. Depois divida ao meio o talo de aipo 3.

Descasque a cebola, pegue a metade 4. Escorra os feijões cariocas e coloque-os em uma panela cobertos com água fria 5 6. Coloque também os temperos e deixe ferver tudo por 2 horas com tampa em fogo médio-baixo, cuidando para tirar a espuma de vez em quando durante o cozimento, se necessário. Os feijões devem estar cozidos, mas não desmanchados.

Pegue a pele, com a lâmina de uma faca bem afiada passe contra os pelos para eliminar eventuais cerdas residuais. Em seguida, se necessário, retire as partes antiestéticas e mais duras da pele, depois corte-a em retângulos 7, depois em quadrados mais ou menos do mesmo tamanho para um cozimento uniforme 8. Ferva a pele em água fervente por cerca de 20 minutos 9.

Passado o tempo, escorra a pele 11. Pique finamente meia cebola 11, a cenoura e o aipo. Descasque um dente de alho, retire o miolo, depois divida-o ao meio 12.

Amasse-o 13 para reduzi-lo a uma pasta. Reserve para adicionar posteriormente. Em uma panela, de preferência antiaderente, coloque bastante óleo e aqueça levemente, coloque o refogado de aipo, cenoura e cebola 14. Misture, depois tempere com a pele de presunto (opcional) para dar mais sabor à preparação 15.

Adicione também a pimenta fresca, dividida ao meio 16. Se preferir, pode remover as sementes internas, caso contrário, deixe-as. Pode adicionar também o alho em pasta neste ponto. Uma vez que você tenha deixado dourar por 5-10 minutos, retire a pele de presunto 17 e adicione as peles fervidas anteriormente 18.

Salgue e deixe dourar por cerca de 3-4 minutos, mexendo sempre porque a pele tende a grudar facilmente no fundo da panela e nas paredes 19. Você pode então adicionar o vinho branco 20, deixe evaporar por alguns instantes a parte alcoólica. Enquanto isso, triture os tomates pelados 21.

Despeje o tomate na panela e misture 22, ajuste o sal, leve à fervura e cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo moderado, com tampa 23. Quando o molho estiver mais cremoso, você pode adicionar os feijões cariocas cozidos anteriormente 24, cozinhe apenas por alguns minutos para dar sabor sem desmanchar os feijões.

Ajuste o sal novamente se necessário 25, misture 27 e sirva os feijões com pele com um fio de óleo e croutons 27!

Conservação

Os feijões com pele podem ser conservados na geladeira por 2-3 dias. Se necessário, você também pode congelar tudo se tiver usado ingredientes não descongelados.

Conselho

Se usar feijões pré-cozidos, lembre-se que, em comparação com os secos, eles são o dobro em quantidade.

No lugar dos pelados, você pode usar concentrado de tomate e caldo de legumes.

Osteria Bonelli

Simone Bonelli é proprietário, junto com o irmão Patrizio, da Osteria Bonelli de Roma. Um lugar onde a tradição se preserva através da preparação de pratos típicos da cozinha romana e do Lácio, onde se dá espaço aos conselhos das avós para preservar a autenticidade das receitas e, ao mesmo tempo, busca-se novas formas e técnicas para servir pratos com sabores inesquecíveis.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.