Fonduta de Reblochon

/5

APRESENTAÇÃO

A fondue de Reblochon é uma preparação típica da Savóia que tem como protagonista o queijo Reblochon, produzido na Alta Savóia desde o século XIII e caracterizado por um sabor forte e uma consistência cremosa, excelente para a realização da fondue. A receita consiste em criar uma fondue com o Reblochon sem qualquer adição de temperos, ao contrário da clássica Fonduta alla Valdostana ou da Fonduta de Parmesão que preveem também creme de leite ou leite: apenas o cozimento do queijo é suficiente para liberar aromas e sabores inebriantes que permaneceram intactos ao longo do tempo. Uma receita refinada mas simples, ideal para um jantar convivial: ao centro da mesa coloca-se a terrina com o queijo derretido no qual mergulhar crocantes e saborosas batatas assadas. Para tornar a fondue de Reblochon mais completa, pode-se servir junto, como acompanhamento, pão, frios variados e picles.
Para os amantes deste queijo, sugerimos experimentar também a Tartiflette, um prato à base de Reblochon enriquecido com cebolas e bacon.

INGREDIENTES
Batatas novas 800 g
Reblochon 500 g - forma inteira
Alecrim 2 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a fondue de Reblochon, comece cortando as batatas novas com casca em quatro partes (1-2) obtendo gomos. Forre uma assadeira com papel manteiga, disponha os gomos de batata na assadeira 3,

tempere as batatas com o azeite de oliva em fio 4, o sal 5, a pimenta-do-reino 6

e por fim perfume os gomos com o alecrim fresco 7. Agora as batatas assim temperadas 8 estão prontas para serem assadas em forno por 15 minutos a 200° em forno pré-aquecido em modo estático. Asse as batatas até que fiquem douradas e tenham formado uma leve crosta na superfície 9.

Prepare agora a fondue de Reblochon: corte o queijo em 4 fatias grossas, retire de cada fatia a crosta externa 10, coloque as fatias em uma terrina redonda (de cerâmica ou terracota) que possa conter o formato de Reblochon que mede cerca de 13-14 cm de diâmetro e 3,5 de espessura 11. Coloque a terrina em forno pré-aquecido a 200° por cerca de 25/30 minutos, a fondue estará pronta quando o queijo estiver completamente derretido 12. Sirva a fondue de Reblochon quente com as batatas assadas e, se desejar, você pode acompanhar o prato também com uma tábua de frios.

Conservação

Recomenda-se consumir a fondue de Reblochon bem quente, na hora.
Desaconselha-se a conservação na geladeira e no congelador.

Curiosidades

O Reblochon é produzido em formas redondas e é reconhecido pela casca de cor açafrão que apresenta na superfície um mofo branco chamado mousse. A massa é amarela e cremosa.
Originário da Savóia, o Reblochon é produzido desde o século XIII e desde 1958 obteve a Appellation d'Origine Contrôlée. A origem da produção do Reblochon remonta a uma fraude praticada pelos pastores em detrimento dos proprietários de terras: os pastores, ao se dirigirem para a pesagem do leite nas malghe, não ordenhavam completamente as vacas e terminavam a ordenha após a pesagem, com o leite assim obtido produziam este excelente queijo.
Na Itália existe um queijo semelhante difundido no Vale de Susa e no Canavese.

Conselho

Quem, como eu, viveu na montanha, não pode deixar de se emocionar diante desta receita. A fondue de Reblochon é deliciosa, mas é igualmente saborosa, caso não encontrem este queijo, de taleggio (versão mais forte) ou de brie (versão mais delicada). A escolha é sua!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.