Gatos de Santa Lúcia (Lussekatter)
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Rende: 20 pedaços
- Custo: Médio
- Notas + 2 horas e meia de fermentação da massa
APRESENTAÇÃO
São delícias macias aromatizadas com açafrão, sua forma mais comum é em forma de "esse" que envolve doces passas em suas espirais. Assim se apresentam os Lussekatter, ou seja, os célebres Gatos de Santa Lúcia que vêm da Suécia e fazem parte daqueles doces tradicionais ligados a esta comemoração, como a Cuccia de chocolate que é preparada na Sicília ou os Olhos doces da Puglia. Sua história fascinante é repleta de mistério e simbologias que misturam rituais pagãos com cultos cristãos. A própria palavra Lussakatter sempre foi associada à Santa protetora da visão e portadora de luz, celebrada em 13 de dezembro, o dia mais escuro do ano. Daí a escolha de temperar com açafrão esses pãezinhos macios e torná-los assim luminosos como pequenas chamas de velas. Segundo outra lenda, o termo Lussekatter refere-se às palavras alemãs: Lúcifer e gatos. Para explicar essa simbologia, conta-se com uma crença germânica, segundo a qual o diabo, sob a forma de um gato, assustava as crianças e Jesus dava aos pequenos mais merecedores doces coloridos de amarelo que com sua luz afastariam Lúcifer. Na Suécia, o culto de Santa Lúcia é muito difundido e, por tradição, são as meninas que celebram, usando um chapéu feito de velas acesas e distribuindo a toda a família pequenos presentes e doces típicos de Natal, como estes.
- INGREDIENTES
- Ingredientes para 20 biscoitos
- Farinha tipo 00 800 g
- Manteiga 150 g - macio
- Ovos 55 g - (1 médio)
- Açúcar 170 g
- Fermento biológico fresco 15 g
- Leite inteiro 400 g - em temperatura ambiente
- Açafrão 2 g - em pó
- Sal fino 1 pitada
- Uvas passas 20 g
Preparação
Para preparar os Gatos de Santa Lúcia (Lussekatter), primeiro coloque as passas de molho na água morna por cerca de 15 minutos 1. Dissolva o fermento biológico fresco em 50 g de leite em temperatura ambiente 2. Em uma panela, coloque o restante do leite e aromatize com o açafrão em pó 3.
Leve tudo ao fogo 4 e aqueça até atingir cerca de 35° (a ser medido com um termômetro de cozinha). Neste ponto, prossiga com a massa: na tigela da batedeira equipada com gancho, coloque a farinha 5, o leite aromatizado com açafrão 6
o fermento dissolvido no leite 7, o açúcar 8, ligue a batedeira para misturar grosseiramente os ingredientes, em seguida, adicione também a pitada de sal 9.
Continue a trabalhar a massa até obter uma massa uniforme e compacta. Adicione um pedaço de cada vez da manteiga amolecida 10 e trabalhe a massa até que toda a manteiga seja absorvida e a massa se desprenda das laterais da tigela da batedeira 11. A massa deve ficar firme e elástica, transfira-a para uma superfície ligeiramente enfarinhada e trabalhe brevemente a massa 12 formando uma bola;
transfira para uma tigela, cubra com filme plástico 13 e deixe crescer a uma temperatura entre 25° e 27° por 2 horas. Decorrido o tempo, a massa terá crescido ligeiramente. Coloque novamente sobre a superfície enfarinhada e divida a massa em 20 bolinhas de 70 g cada 14. Para cada bolinha, forme um bastão de 30 cm de comprimento e cerca de 3 cm de diâmetro 15. Enquanto trabalha com uma bolinha, mantenha as outras cobertas com filme plástico.
Com a ajuda de um rolo, pressione levemente a parte central do cilindro, deixando as duas extremidades de cada cilindro espessas 16. Começando por uma das extremidades, enrole a tira até a metade 17. Vire 18 e enrole a partir da outra extremidade da massa.
Assim, você terá feito o primeiro docinho em forma de "esse" 19. Coloque as passas no centro de cada espiral 20. Coloque os Gatos de Santa Lúcia em uma assadeira forrada com papel manteiga 21 e deixe crescer novamente por cerca de 30 minutos.
Bata o ovo em uma tigelinha 22 e pincele a superfície dos docinhos, após os trinta minutos indicados 23. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 20/25 minutos, colocando a assadeira na prateleira do meio do forno. Ao final da cocção, retire os Gatos de Santa Lúcia do forno 24, deixe esfriar antes de saboreá-los!