Geleia de abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

A geleia de abóbora é uma ótima geleia caseira, ideal para preparar tortas, muffins, bolos e suflês, mas também é um excelente acompanhamento para frios ou queijos curados ou picantes, como a abóbora em conserva de óleo. Na última vez, decidimos combiná-la com um pão de nozes que preparamos com uma mistura de farinhas sem glúten, perfeito para todos e especialmente adequado para ser torrado como fatias de torradas crocantes!
Aproveite a temporada de outono para se abastecer de uma abóbora de polpa amarela e firme e siga a receita para preparar conservas para saborear o ano todo!

Esta conserva é uma ideia perfeita para enriquecer suas cestas de Natal faça você mesmo!

INGREDIENTES
Ingredientes para 1 kg de geleia
Abóbora 1 kg - polpa
Limões 1
Noz-moscada quanto baste
Canela em pó 2 g
Açúcar 350 g
Amaretto (licor) 60 ml

Preparação

Para fazer a geleia de abóbora, corte a abóbora em fatias 1, retire as sementes internas e a casca, depois corte a polpa em cubos pequenos 2. Transfira os cubos de abóbora para uma panela e adicione o açúcar 3.

Misture e cubra com a tampa 4, deixe macerar durante toda a noite (ou pelo menos 12 horas). Após o tempo de maceração, adicione à abóbora a canela 5, o licor 6

a noz-moscada ralada 7, a casca do limão 8 e também 40 g de suco de limão coado 9, cozinhe a abóbora por cerca de 1 hora em fogo baixo.

Enquanto a geleia de abóbora cozinha, dedique-se à esterilização dos potes e tampas, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde indicadas no final da receita. Quando a geleia estiver pronta 10 coloque-a ainda quente nos potes, usando uma concha 11, tendo o cuidado de deixar cerca de 1 centímetro de espaço da borda do pote. Aperte bem as tampas, mas sem apertar demais 12 e deixe esfriar. Com o calor da geleia, criará o vácuo, que permitirá conservar o produto por um longo tempo. Uma vez que os potes estiverem frios, verifique se o vácuo ocorreu corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo terá ocorrido. Sua geleia de abóbora está pronta para ser saboreada!

Conservação

A geleia de abóbora conserva-se por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha ocorrido corretamente e os potes sejam armazenados em um local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se aguardar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a geleia. Para guardar a compota, providencie potes herméticos não muito grandes, o ideal é o pote com capacidade de 250 ml, pois quando você abrir um, deverá consumir a geleia em no máximo 3-4 dias, mesmo que a mantenha na geladeira.

Conselho

Quando preparar a geleia, será conveniente colocar a panela sobre uma rede difusora de calor, que, distribuindo o calor de maneira uniforme, ajudará a não grudar a geleia no fundo da panela. Você pode adicionar à geleia os biscoitos amaretti esfarelados ou, se quiser um toque aromático, enriquecer a geleia com outras especiarias como o cardamomo.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, de fato, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre necessário lembrar que não se poderá obter a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas em nível profissional apresentam. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.