Conserva de melão ao Porto
- Fácil
- 50 min
- Kcal 426
Tempo de conservas! Você já tentou fazer abóbora em conserva? Nós revelamos como conservar este precioso fruto de outono em potes. Antes de começar, recomendamos escolher uma abóbora doce e madura no ponto certo, dessa forma você poderá apreciar plenamente sua bondade nos meses em que a abóbora não está na estação. Preparar a abóbora em conserva é simples, mas assim como para a Geleia de abóbora, é necessário seguir certos passos à risca que permitirão obter uma conservação correta. Você poderá saborear a abóbora em conserva como acompanhamento, combinando-a com muitos deliciosos pratos principais... vamos descobrir juntos como capturar toda a sua bondade em um pote!
Aqui estão outros conservas em óleo para não perder:
Para preparar a abóbora em conserva, a primeira coisa é garantir o uso de potes higienizados (seguindo as instruções do Ministério da Saúde sobre a preparação de conservas caseiras, mencionadas no final da receita) e com tampas novas. Descasque a abóbora 1 e elimine as sementes internas 2. Uma vez limpa, você deverá obter cerca de 500 g de abóbora. Corte-a em fatias de cerca de meio cm 3.
Depois disso, corte em cubos de cerca de dois cm 4. Coloque-os em uma panela com água 5 e vinagre 6.
Deixe ferver e cozinhe por cerca de 4 minutos. Adicione as ervas aromáticas 7, o alho em pedaços 8 e cozinhe por mais um minuto. Usando uma escumadeira, escorra bem a abóbora 9.
Transfira-a aos poucos para uma bandeja com um pano limpo 10 e deixe esfriar. Agora pegue 2 potes de 500 g. Transfira para dentro os cubos de abóbora e as ervas aromáticas 11. Adicione também alguns pedaços de alho 12.
Finalize com mais abóbora até preenchê-los 13 e despeje o azeite de oliva dentro 14, até cobrir completamente a abóbora 15. Nesta fase, é importante preencher os potes deixando cerca de 2 cm do topo.
Feche apertando bem a tampa 16. Mergulhe os potes selados em uma panela com água fria, de modo que a água alcance a tampa 17. Deixe ferver por 20 minutos, depois deixe esfriar os potes diretamente na água. Uma vez frios, antes de armazená-los, certifique-se de que o nível do óleo é suficiente, caso contrário, eles devem ser abertos e reabastecidos, então será necessário proceder novamente com a fervura como no passo 17. Uma vez prontos e resfriados, certifique-se de que o vácuo foi criado pressionando o centro da tampa: se não fizer "click-clack" o vácuo aconteceu 18. Você pode então guardar a abóbora em conserva na despensa!