Geleia de figo

- Energía Kcal 165
- Carboidratos g 40.5
- dos quais açúcares g 40.5
- Proteína g 0.6
- Gorduras g 0.1
- das quais gorduras saturadas g 0.03
- Fibra g 1.2
- Sódio mg 2
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 50 min
- Rende: pedaços
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de esterilização dos potes
APRESENTAÇÃO
No final do verão, nas cozinhas sente-se uma certa animação, a abundância de frutas e verduras nos permite preparar compotas e geleias caseiras que nos aconchegarão durante todo o inverno. Os aromas e sabores de tudo o que a natureza nos oferece são guardados em práticos potes de vidro para serem conservados na despensa. Após a geleia de amora, hoje escolhemos usar outra das frutas mais amadas do verão, o figo preto, e transformá-lo em uma doce geleia! Graças ao seu sabor açucarado, os figos pretos são perfeitos para o nosso objetivo! Uma vez feita a geleia de figos, só restará guardá-la até o momento em que decidir abrir o pote! Seja passada em uma fatia de pão torrado ou usada para rechear uma torta, a geleia de figos irá conquistá-lo com sua doçura. Seu sabor refinado também a torna perfeita para enriquecer uma tábua de queijos maturados. De qualquer forma que decida apreciá-la, esta conserva será uma garantia de sabor caseiro!
Preparo

Para preparar a geleia de figos, comece com a sanitização dos potes e tampas que servirão para conter a geleia, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde indicadas no final da receita. Lave os potes com água corrente 1 e coloque-os dentro de uma panela grande e de bordas altas. Coloque entre os potes um pano de prato limpo para que, ao ferver, os potes não se batam e quebrem. Encha a panela com água até cobrir totalmente os potes 2. Leve para ferver em fogo baixo por 20 minutos. Depois, insira também as tampas dos potes e deixe ferver por mais 10 minutos. Então, apague o fogo e deixe esfriar. Quando a água estiver fria, retire os potes e deixe-os secar sobre um pano de prato seco 3.

Agora prossiga com a preparação da geleia. Lave os figos, elimine os pedúnculos e retire a casca 4. Corte-os em quartos e reserve. Descasque um limão, ajudando-se com um descascador 6. Reserve as cascas.

Corte-o ao meio 7 e extraia o suco 8 e reserve também. Neste ponto, coloque os figos em uma panela junto com a água 9.

Adicione o açúcar 10 e as cascas do limão 11 junto com o suco. Comece a aquecer e elimine a espuma superficial ajudando-se com uma escumadeira 12 para obter uma geleia brilhante quando esfriar. Continue mexendo para que a mistura não grude.

Quando a mistura alcançar a temperatura de 104°C (que pode ser medida com um termômetro de cozinha), apague o fogo e deixe esfriar. Na superfície, deverá se formar uma fina película que deverá ser incorporada à geleia. Depois, coloque a geleia morna nos potes que você já sanitizou, ajudando-se com um funil próprio para geleia 13 e cuidando para deixar 1 centímetro de espaço da borda. Aperte bem as tampas sanitizadas, mas sem apertar demais 14, e deixe esfriar 15. Com o calor da geleia, será criado o vácuo, que permitirá conservar o produto por um longo tempo. Uma vez que os potes tiverem esfriado, verifique se o vácuo foi corretamente formado: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi formado. Sua geleia de figos está pronta para ser apreciada!