Geleia de morango
- Fácil
- 50 min
- Kcal 27
Vocês conhecem a diferença entre marmeladas e compotas? É muito simples: a marmelada é à base de cítricos, enquanto a compota é feita com outros tipos de frutas como Compota de damasco, Geleia de morango ou Geleia de cereja… e a esta lista adicionamos a compota de amora, uma deliciosa conserva de fim de verão! Ótima para passar no pão e torradas para um café da manhã nutritivo e genuíno, é perfeita também para enriquecer os doces mais clássicos como uma bela torta ou um Torta de amoras rústico. Se você é daqueles que gosta de se aventurar nos arbustos para colher os frutos com suas próprias mãos, preparar a compota de amora será ainda mais uma satisfação, além de uma maneira de conservar sua delícia durante todo o ano!
Venha descobrir outras marmeladas e compotas caseiras deliciosas:
Para preparar a compota de amora, primeiro garanta que tenha tampas novas e potes esterilizados (seguindo as instruções do Ministério da Saúde indicadas no final da receita). Lave e seque delicadamente as amoras, depois coloque-as em uma tigela grande e adicione a casca 1 e o suco do limão 2. Junte também o açúcar 3.
Misture bem 4 para incorporar tudo 5, depois cubra a tigela com filme plástico 6 e deixe macerar na geladeira por pelo menos 24 horas.
Decorrido o tempo de maceração, as amoras terão liberado seu suco 7, então transfira tudo para uma panela 8 e cozinhe em fogo médio-baixo até que a mistura atinja a temperatura de 108°, a ser medida com um termômetro de cozinha 9.
Transfira a compota ainda quente para os potes previamente esterilizados, ajudando-se com um funil 10, e feche-os apertando bem a tampa 11. Vire os potes de cabeça para baixo e deixe esfriar completamente, depois verifique se o vácuo foi formado: se a tampa no centro fizer click-clack, significa que o vácuo não foi criado e a compota não pode ser consumida. Deixe a compota de amora descansar por pelo menos uma noite antes de usá-la 12.