Geleia de melancia

/5

APRESENTAÇÃO

Quando as melancias estão no auge de sua doçura, não há nada melhor do que comê-las ao natural... ou preservar o sabor para o inverno, fazendo uma colorida geleia de melancia. Durante o cozimento, a melancia perderá muita água, e o resultado será um concentrado açucarado para saborear a qualquer momento do dia. Você poderá espalhá-la no pão torrado, como todas as geleias, ou usá-la para personalizar suas sobremesas, enriquecer suas tortas e servi-la junto com uma bola de Sorvete de creme. A geleia de melancia será uma ideia realmente original, e seus convidados também irão apreciá-la muito! 

INGREDIENTES
Ingredientes para 300 g de geleia
Melancia (melancia) 1 kg
suco de laranja 70 g
Açúcar 180 g

Preparo

Para preparar a geleia de melancia, higienize os potes onde deseja armazená-la conforme indicado no site do Ministério da Saúde. Corte a melancia em pedaços 1, retire a casca 2 e as sementes 3. Corte a polpa em cubos (no total, você precisará de cerca de 930 g de polpa).

Transfira-os para um escorredor colocado dentro de uma tigela 4 e deixe escorrer por pelo menos 30 minutos. Em seguida, passe os pedaços de melancia para uma panela grande, adicione o açúcar 5 e o suco de laranja 6.

Deixe cozinhar em fogo baixo 7, mexendo frequentemente por cerca de 40 minutos 8. Deixe esfriar um pouco e transfira para um mixer 9

Bata tudo 10 e transfira para um pote higienizado 11. Você poderá escolher degustar sua geleia imediatamente 12, ou para uma conservação mais longa, você pode ferver os potes seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde que estão no final da página.

Conservação

Conserve a geleia de melancia na geladeira e consuma em até dois meses. Após abrir o pote, consuma em até 5 dias, mantendo sempre na geladeira. 

Conselho

Aromatize sua geleia com flores de lavanda, casca de laranja, hortelã picada e outros aromas à sua escolha.

IMPORTANTE

O preparo caseiro de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Por isso, é importante seguir rigorosamente as orientações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas deve-se ter sempre em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas a nível profissional. Para um preparo correto das conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.