Salada de grão-de-bico com camarões e rúcula

/5

APRESENTAÇÃO

No verão as saladas são a ordem do dia, frescas e leves são a refeição ideal para consumir nos dias quentes, esteja você na praia ou no escritório, não importa, verduras cruas enriquecidas com ingredientes saborosos mas nutritivos para recarregar as energias sem se sentir pesado. Hoje propomos uma receita especial, uma variação da Salada de camarão: salada de grão-de-bico, camarões e rúcula enriquecida com crocantes pinhões tostados e temperada com uma emulsão de azeite e vinagre balsâmico. Para realizar a salada, os camarões são salteados na frigideira com azeite e alho, e se adiciona uma nota decidida e corajosa com a páprica; depois se adiciona a rúcula, com seu leve retrogosto picante, e os Salada de grão-de-bico de verão que tornam o prato encorpado. Saboreie a salada de grão-de-bico, camarões e rúcula como prato único ou como um rico acompanhamento para pratos de peixe.

Não perca também a salada com camarões e abacate, ideal também como entrada!

INGREDIENTES

Camarões 1 kg
Grão-de-bico cozido 240 g
Rúcula 150 g
Pinhões 30 g
Alho 1 dente
Páprica 1 colherinha
Para temperar
Suco de limão 1
Vinagre balsâmico 1 colherinha
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a salada de grão-de-bico, camarões e rúcula, comece limpando os camarões (ou lagostins), removendo a cabeça 1, a carapaça 2 e o intestino, auxiliando-se com um palito de madeira 3. Para todos os detalhes deste procedimento, consulte nosso guia Como limpar os camarões da Escola de culinária.

Agora toste os pinhões: coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno pré-aquecido estático por cerca de 10 minutos a 150°C (ou em forno ventilado a 130°C por 5-6 minutos) 4 e reserve-os. Se preferir, você pode tostá-los também na frigideira. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira com o alho 5, junte os lagostins 6

Tempere com sal 7, pimenta e finalmente adicione a páprica. Cozinhe em fogo alto por 5-6 minutos (ajuste o tempo de cozimento de acordo com o tamanho dos lagostins, se forem muito grandes, precisarão de alguns minutos a mais). Uma vez cozidos, transfira-os para uma tigela para esfriar.

Agora escorra os grãos-de-bico cozidos 10. Nós usamos grãos-de-bico cozidos, mas você pode usar os secos, tendo o cuidado de deixá-los de molho por 12 horas; após o tempo necessário, escorra os grãos-de-bico, enxágue-os e cozinhe em uma panela por pelo menos 3 horas ou na panela de pressão por uma a uma hora e meia, de preferência em fogo baixo; uma vez cozidos, estarão prontos para serem adicionados à preparação. Na mesma frigideira usada para os lagostins, aqueça os grãos-de-bico 11 para que eles absorvam o sabor dos crustáceos). Agora que todos os ingredientes estão prontos, você pode compor a salada: em uma tigela grande, coloque a rúcula lavada e seca 12.

Adicione os grãos-de-bico 13, os lagostins 14 e os pinhões tostados 15.

Misture a salada 16. Finalmente, prepare o tempero: prepare uma emulsão com azeite 17, sal 18, pimenta.

Esprema o suco de meio limão 19, coe-o 29 e adicione-o à emulsão 21,

termine com uma colher de chá de vinagre balsâmico 22. Tempere a salada com o molho preparado 23. Sua salada de grão-de-bico, camarões e rúcula está agora pronta para ser servida 24 !

Conservação

Recomenda-se consumir a salada de camarões, grão-de-bico e rúcula imediatamente. É possível conservar a salada na geladeira por um dia apenas se não temperada.

Conselho

Macio: está presente. Carnudo: está presente. Saladinha: está presente. Se sentir falta de uma nota crocante, adicione milho ou cenouras cortadas bem fininhas em julienne.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.