Rolinhos vietnamitas com molho agridoce

/5

APRESENTAÇÃO

Com vontade de um aperitivo étnico e original? Os rolinhos vietnamitas com molho agridoce são perfeitos para um happy hour entre amigos, talvez antes de saborear o famoso Pho vietnamita! Um clássico da culinária vietnamita, semelhante aos rolinhos primavera chineses, mas com um recheio diferente e ligeiramente menores. Não existe uma única versão desta preparação porque os ingredientes usados para o recheio podem variar: macarrão de arroz cozido, pepinos, alface, legumes e carne. A receita que decidimos propor hoje é uma versão mais leve, não frita e ideal também para preparar com a chegada do verão! O papel de arroz envolve um recheio de legumes levemente salteados na frigideira junto com os camarões, adicionados apenas no final para preservar todo o seu sabor. Os legumes permanecem crocantes e devem seu sabor particular ao molho de soja. A delicadeza destes rolinhos vietnamitas combina perfeitamente com o molho agridoce de acompanhamento, que funde vários sabores: o doce do açúcar mascavo com o ácido do vinagre de arroz e o picante da pimenta. Como resistir a essa mistura de sabores orientais?

Deixe-se tentar também por estas variações:

INGREDIENTES

Ingredientes para 8 rolinhos
Papel de arroz 8 folhas
Água quanto baste - (para reidratar)
para o recheio
Abobrinhas 120 g
Cenouras 120 g
Alhos-porós 100 g
Camarões 250 g - (para descascar)
Óleo de sementes 10 g
Molho de soja 30 g
para o molho agridoce
Água 80 g
Vinagre de arroz 120 g
Açúcar mascavo 80 g
Pimenta fresca 1
Extrato de tomate quanto baste

Preparação

Para preparar os rolinhos vietnamitas, comece fazendo o molho agridoce de acompanhamento. Em uma panela, coloque o vinagre de arroz, a água 1, o açúcar mascavo 2 e a pimenta picada grosseiramente 3.

Deixe engrossar em fogo baixo, mexendo frequentemente 4, por cerca de 10 minutos. Em seguida, adicione o extrato de tomate com o fogo apagado 5 e misture bem. Deixe o molho descansar por alguns minutos antes de colocá-lo em uma tigelinha 6.

Uma vez preparado o molho, dedique-se à preparação dos legumes. Lave bem as cenouras, descasque-as e corte as pontas. Com a ajuda de um mandolim, corte fatias com cerca de 2 mm de espessura 7. Corte em julienne 8 e depois corte ao meio novamente 9.

Lave bem as abobrinhas e, também com a ajuda do mandolim, corte fatias com a mesma espessura das cenouras (2 mm) 10. Corte estas fatias primeiro em julienne 11 e depois ao meio novamente 12.

Pegue o alho-poró, remova a parte mais verde e as folhas, e fazendo um corte vertical, retire apenas a parte central, então corte ao meio 13. Passe também este pelo mandolim 14 e corte novamente em 2 as tiras de alho-poró 15.

Limpe os camarões, removendo a cabeça 16, a carapaça 17 e o intestino interno. Coloque-os em uma tábua e corte-os grosseiramente 18 com uma faca.

Em um wok, aqueça o óleo de sementes e adicione o alho-poró 19 e as cenouras 20. Deixe murchar por alguns minutos e adicione cerca de metade do molho de soja 21.

Nesse ponto, adicione também as abobrinhas 22 e tempere com o restante do molho de soja 23. Cozinhe tudo por mais 2-3 minutos, apague o fogo, adicione os camarões 24 e misture tudo.

Reidrate as folhas de papel de arroz em água 25, coloque-as em uma tábua e recheie com o recheio, deixando uma borda externa de cerca de 1 cm e meio 26. Feche a parte mais longa da folha de papel de arroz sobre o recheio 27.

Nesse ponto, feche também as bordas externas, para dentro (28-29) e comece a enrolar o rolinho de baixo para cima 30.

Vá até o final 31 para fechar perfeitamente seus rolinhos 32. Repita esta operação também para as outras folhas de papel de arroz até terminar o recheio. Sirva seus rolinhos vietnamitas acompanhados com o molho agridoce 33.

Conservação

Consuma os rolinhos vietnamitas com molho agridoce recém-preparados. Como alternativa, você pode preparar o recheio e conservá-lo por no máximo um dia na geladeira, e montar seus rolinhos no momento do consumo. A congelação não é recomendada. O molho agridoce, mantido a vácuo, conserva-se por 1 semana.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.