Jarrete defumado com batatas e chucrute

/5

APRESENTAÇÃO

O Trentino Alto Adige é uma região maravilhosa, conhecida principalmente pela beleza dos campos de macieiras em flor... mas quando a altitude começa a aumentar, refugia-se em aconchegantes quartos revestidos de madeiras entalhadas, as stube, para saborear uma fatia de strudel ainda quente. O ar da montanha desperta os sentidos e o aroma dos ingredientes característicos do Südtirol aumenta a sensação de fome. Para trazer essa atmosfera para sua casa, hoje propomos uma receita que reúne todos os sabores ricos e autênticos da culinária tirolesa do sul: jarrete defumado com batatas e chucrute. Um segundo prato rico e substancioso, perfeito para servir durante um jantar de inverno ou para um almoço de domingo em família. O sabor defumado da carne que se desfaz na boca combina perfeitamente com o gosto das batatas e o sabor ligeiramente ácido do chucrute. Faça também a nossa receita e traga um pedacinho do Südtirol para a sua casa.

Se você gostou desta receita, experimente também o jarrete na cerveja e o jarrete de porco no forno com batatas.

INGREDIENTES

Para o jarrete
Joelho de porco 1 ¼ kg - defumado
Vinho tinto 60 g
Azeite virgem extra 60 g
Aipo 50 g
Cenouras 50 g
Cebolas 50 g
Bagas de zimbro 6
Louro 2 folhas
Alecrim 1 raminho
Para as batatas assadas
Batatas 1 kg
Azeite virgem extra 30 g
Alecrim 2 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o chucrute
Chucrute 400 g - ao natural
Speck 100 g
Cebolas 50 g
Azeite virgem extra 30 g
Manteiga 10 g
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o jarrete defumado com batatas e chucrute, comece fazendo o refogado: descasque a cenoura e a cebola, e retire os fios externos do aipo. Pique tudo finamente 1 e reserve. Neste ponto, despeje o óleo em uma panela, de preferência de ferro fundido, e adicione o jarrete defumado 2. Em fogo alto, doure de todos os lados 3.

e somente quando estiver bem dourado, retire-o da panela e mantenha aquecido 4. Despeje o refogado preparado anteriormente no óleo de cozimento do jarrete 5 e deixe refogar em fogo moderado. Enquanto isso, pique as bagas de zimbro com uma faca 6 (alternativamente, você pode usar um pilão para esmagá-las).

e adicione-as ao restante do refogado 7. Adicione também o ramo de alecrim 8, o jarrete e as folhas de louro 9.

Aguarde alguns minutos, mexendo frequentemente o jarrete e adicione o vinho tinto 10. Somente quando o vinho tiver evaporado completamente, adicione água 11, considerando que o nível desta deve chegar a cobrir aproximadamente metade da altura do jarrete. Neste ponto, cubra com uma tampa 12 e deixe cozinhar por cerca de 1 hora ou até que a carne esteja macia, só então ajuste o sal.

Enquanto isso, prepare também as batatas: lave-as em água corrente e, sem descascar, corte em cubos de cerca de 2-3 cm 13. Transfira as batatas para uma assadeira forrada com papel manteiga 14 e tempere com sal, pimenta e óleo. Adicione também o alecrim fresco 15 e asse tudo em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 40 minutos, mexendo as batatas de vez em quando.

Enquanto as batatas assam, prepare também o chucrute, então para dar sabor, corte o speck em pedaços 16 e pique finamente a cebola 17. Despeje o óleo em uma panela, adicione a manteiga 18 e deixe derreter em fogo moderado.

Neste ponto, adicione a cebola, deixe murchar e adicione também o speck 19. Enquanto isso, escorra o chucrute do líquido de cozimento, adicione à panela 20 e adicione uma pitada de sal. Cozinhe em fogo alto por 15-20 minutos, até que estejam macios 21, adicionando uma concha de água quente se necessário.

Neste ponto, o jarrete 22 e as batatas 23 também estarão prontos. Sirva-os juntos 24 e saboreie seu jarrete defumado com batatas e chucrute ainda quente!

Conservação

O jarrete defumado com batatas e chucrute pode ser conservado por no máximo 2 dias na geladeira em um recipiente hermético.

Não é recomendado congelar.

Conselho

O jarrete defumado é um jarrete pré-cozido encontrado em açougues, se não conseguir encontrá-lo, você pode usar o jarrete clássico e prolongar o cozimento por 1 hora.

Com o caldo de cozimento do jarrete, você pode obter um molho fantástico: basta coá-lo e adicionar um roux, feito com manteiga e farinha, para engrossá-lo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.