Linguine com lagostins

/5

APRESENTAÇÃO

As linguine com lagostins são uma das receitas mais tradicionais das festividades de natal, ideal para celebrar as ocasiões mais importantes. O sabor dos lagostins, que combina bem com o conhaque, é amado por paladares refinados que apreciam o gosto delicado, fresco e com leves notas tendendo ao doce. Mas temos certeza de que todos ficarão encantados com este prato principal tão elegante e impressionante, que você poderá replicar na sua casa graças às nossas instruções.

O truque para obter um molho superlativo é uma técnica culinária tanto particular quanto indispensável: o Fumetto de crustáceos. As cascas dos lagostins, de fato, são tostadas para extrair todo o sabor, obtendo assim uma redução que irá enriquecer o seu molho.

Coloque à prova suas habilidades culinárias para servir umas linguine com lagostins de sabor inesquecível, melhores do que as do restaurante!

Aqui estão outros pratos principais com lagostins que você não pode perder:

INGREDIENTES
Linguine 320 g
Lagostins 700 g - (12 unidades)
Passata de tomate 400 g
Chalota 1
Água 1 l
Salsa 10 g
Azeite virgem extra 60 g
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar as linguine com lagostins, a primeira coisa a fazer é limpar os lagostins: separe a cabeça do corpo com as mãos 1. Coloque as cabeças em uma tigela conforme vai separando. Com a ajuda de uma tesoura de cozinha, corte a parte mais macia da carapaça, começando pela cabeça até a cauda. Remova delicadamente a carapaça, abrindo-a com as mãos 3 e coloque-a junto com as cabeças.

Extraia a carne, tomando cuidado para não quebrá-la 4. Com um palito de dentes ou a ponta de uma faca pequena, retire o intestino preto, fazendo um corte leve nas costas e extraindo-o cuidadosamente. Lave rapidamente os lagostins limpos e reserve. Em uma panela grande, coloque cerca de 40 g de azeite de oliva extravirgem, adicione as cabeças e as carapaças e refogue em fogo alto, mexendo sempre e pressionando bem as cabeças, até que fiquem douradas. Neste ponto, cubra com água 6 e deixe cozinhar em fogo médio-alto até que o líquido esteja quase totalmente reduzido; isso levará cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, pique finamente a cebola échalote em brunoise 7. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo restante, adicione os lagostins descascados 8 e refogue rapidamente por alguns instantes de ambos os lados, apenas o tempo necessário para dar sabor 9; em seguida, transfira-os para um prato e reserve.

Deglace o fundo com uma concha do fumet 10 e adicione a cebola échalote na mesma frigideira 11. Deixe cozinhar em fogo baixo até que fique macia e levemente dourada. Em seguida, adicione o molho de tomate 12.

Cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. No final, ajuste o sal 13. Neste ponto, o fumet também estará pronto 14, então coe-o 15.

Recolha o fumet em uma tigelinha 16 e adicione-o ao molho, que estará bem reduzido, com o fogo apagado 17. Agora, cozinhe as linguine em água salgada abundante 18 e escorra dois minutos antes do tempo indicado, sem descartar a água de cozimento.

Transfira a massa diretamente para a frigideira com o molho 19, adicione uma concha de água de cozimento e termine de cozinhar, mexendo. Com o fogo apagado, adicione os lagostins refogados 21.

Complete com um fio de azeite de oliva extravirgem 22 e a salsinha picada finamente 23, então misture cuidadosamente. Emprate suas linguine com lagostins e decore com salsinha fresca para um toque de cor e aroma 24!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente as linguine com lagostins. Caso tenha usado todos os produtos frescos, você pode congelar o molho.

Conselho

Procurando uma versão sem tomate? Cozinhe normalmente a massa na água e finalize a cocção, tipo risoto, por alguns minutos com o fumet.

Não perca também estes dois grandes clássicos das festas: Espaguete com vôngole e Spaghetti allo scoglio!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.