Linguine com lagostins, burrata e aspargos

/5

APRESENTAÇÃO

As linguine com lagostins, burrata e aspargos são um prato principal refinado, um perfeito equilíbrio entre mar e terra. A doçura dos lagostins combina perfeitamente com a cremosidade da burrata, enquanto os aspargos adicionam uma nota fresca que equilibra tudo. A preparação inclui a realização de um Fumetto de crustáceos, um passo fundamental para realçar o aroma do mar e tornar o molho ainda mais saboroso. É um prato para ocasiões especiais, como um jantar elegante ou um almoço onde você quer trazer à mesa algo especial e requintado e surpreender a todos com sabores surpreendentes. Para preparar as linguine com lagostins, burrata e aspargos é necessária técnica e atenção aos detalhes, mas seguindo a receita passo a passo, você certamente alcançará um resultado impecável.

Se você está procurando outros pratos principais com lagostins, não perca:

INGREDIENTES
Linguine 300 g
Lagostins 300 g - a limpar
Espargos 500 g
Burrata 250 g
Chalota 1
Cenouras 1
Manjerona quanto baste
Alho 2 dentes - poché
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta branca quanto baste
Casca de limão 1

Preparação

Para preparar as linguine com lagostins, burrata e aspargos, como primeiro passo, dedique-se à limpeza dos lagostins. Retire a cabeça dos crustáceos 1, com um palito de dente remova o intestino e então extraia a polpa do casco 2. Separe em duas tigelas diferentes tanto a polpa quanto as cabeças e os cascos. Corte a cebola em 4 pedaços 3.

Descasque as cenouras e corte-as ao meio e depois em fatias 4. Dos aspargos, quebre a parte mais dura do talo com as mãos 5 e separe a parte mais macia. Para preparar o caldo de lagostins, em uma panela, coloque o óleo, adicione a cebola, cenouras, alho com casca esmagado e talos de aspargos 6, misture e deixe dourar por alguns minutos.

Adicione a manjerona 7 e os restos dos lagostins 8, misture e deixe tostar por alguns minutos. Cubra com água fria 9.

Ajuste o sal e a pimenta branca 10 e cozinhe por 30 minutos. Enquanto isso, corte as pontas dos aspargos e escalde-as em água ligeiramente salgada por 3 minutos 11. Escorra e resfrie em água e gelo 12 para parar o cozimento e manter a cor.

Corte os talos em rodelas e escalde na mesma água por 3 minutos 13. Escorra e resfrie em água e gelo 14. Coe também o caldo de lagostins 15, leve-o ao fogo e reduza o volume pela metade em fogo médio-baixo por cerca de 20-30 minutos.

Coloque os talos dos aspargos em um recipiente 16, adicione uma concha do caldo de lagostins 17 e um fio de azeite 18.

Ajuste o sal e a pimenta branca 19 e bata com o mixer de imersão 20 até obter um creme homogêneo, passe por uma peneira fina 21 e reserve.

Fatie finamente a polpa dos lagostins 22, coloque em uma tigelinha e adicione um fio de azeite 23 e raspas de limão 24.

Ajuste o sal e a pimenta branca 25. Misture bem e deixe marinar até o momento de usar. Cozinhe as linguine em água fervente com sal 26. Enquanto isso, salteie as pontas dos aspargos em uma frigideira com azeite e alho 27.

Ajuste o sal e a pimenta branca 28. Adicione o caldo de lagostins 29 e deixe apurar. Quando faltarem 2 minutos para o fim do cozimento da massa, retire o alho e escorra a massa. Transfira para a frigideira 30 e finalize o cozimento.

Desligue o fogo e misture com azeite 31. No fundo do prato coloque o creme de aspargos, por cima coloque a massa, adicione pedaços de burrata 32 e o tartar de lagostins 33.

Complete com as pontas de aspargos 34 e uma pitada de raspas de limão 35. Suas linguine com lagostins, burrata e aspargos estão prontas para serem degustadas 36.

Conservação

As linguine com lagostins, burrata e aspargos são um prato que deve ser saboreado imediatamente para apreciar melhor a cremosidade e a frescura dos ingredientes. No entanto, se sobrar algo, você pode guardá-lo na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo 1 dia.

Conselho

Para um toque de cor e um sabor mais mediterrâneo, você pode adicionar tomates-cereja confit ou salteados, que combinam bem com a doçura dos lagostins. Os lagostins podem ser substituídos por camarões, mantendo o mesmo procedimento para o caldo e o tartar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.