Lorighittas com berinjela e cogumelos

/5

APRESENTAÇÃO

As lorighittas são um formato de massa, à base de sêmola de trigo duro, de forma muito particular: dois fios finos entrelaçados que formam um círculo oblongo.
As lorighittas são de origem sarda e mais precisamente são típicas da cidade de Morgongiori, na província de Oristano, onde são servidas com molho de tomate fresco ou com outros ingredientes.
Após ter preparado uma original fregola com cogumelos portobello, hoje propomos uma versão rica e saborosa das lorighittas: temperadas com um delicado creme de alho-poró, cubos de berinjela salteados e cogumelos champignon fatiados.
Para completar o prato, salsinha picada e está pronta uma massa saborosa e rica em vegetais, ideal também para os amigos vegetarianos.
E não se esqueça de uma boa polvilhada de pecorino, claro, sardo!

INGREDIENTES
Lorighittas 400 g
Berinjelas 300 g
Cogumelos champignon 300 g
Alhos-porós 350 g
Alho 2 dentes
Salsa quanto baste - para picar
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar as lorighittas com berinjela e cogumelos, primeiro corte todos os vegetais. Lave, seque e corte em cubos a berinjela 1; limpe os cogumelos e corte-os em fatias 2; retire as folhas mais externas do alho-poró e corte-o em rodelas 3.

Salteie os cubos de berinjela em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo 4, mexendo com uma colher de pau 5 até que fiquem bem dourados 6. Tempere com sal e pimenta.

Fatie os cogumelos champignon agora, colocando-os em uma frigideira com óleo e dois dentes de alho inteiros (assim você pode removê-los no final do cozimento). Deixe cozinhar em fogo baixo até que fiquem bem macios e tempere com sal e salsinha picada (8-9).

Agora refogue o alho-poró em uma frigideira com um fio de óleo e meio copo de água 10 por 10-12 minutos. Quando estiver cozido, transfira o alho-poró para um mixer 11 e acione as lâminas para transformá-lo em um creme 12.

Enquanto isso, cozinhe as lorighittas em bastante água fervente e salgada 13, pelo tempo indicado na embalagem. Em uma frigideira grande, reúna os outros ingredientes: o creme de alho-poró, a berinjela e os cogumelos fatiados (14-15).

Escorra as lorighittas, reservando uma concha da água do cozimento para misturar melhor tudo, e adicione-as diretamente na panela com as outras preparações 16. Misture bem a massa para combinar todos os ingredientes e finalize polvilhando com salsinha picada e pimenta (17-18). As lorighittas com berinjela e cogumelos estão prontas!

Conservação

Você pode conservar as lorighittas com berinjela e cogumelos na geladeira, em um recipiente hermético, por um ou dois dias.
Não é recomendado congelar.

Conselho

E se tudo isso ainda não for suficiente, por que não adicionar um pouco de molho de tomate?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.