Maccheroncini ao fumê

/5

APRESENTAÇÃO

Cremoso e tentador, tão bom que pode competir com Espaguete à Carbonara e Espaguete all'Amatriciana! Estamos falando dos maccheroncini ao fumê, prato principal inventado por Stefano Marzi do restaurante Mac Iste' de Castelplanio nas Marche. Na cozinha do Giallozafferano, foi ele quem veio pessoalmente "saltear" este prato principal fácil e rico que foi desenvolvido em 1978. Molho de tomate, bacon, creme de leite e duas misturas especiais: queijos e especiarias. Os pratos mais saborosos, afinal, são aqueles caracterizados por poucos ingredientes, gestos simples e muita paixão. Reproduzir os maccheroncini ao fumê em casa será muito simples, você poderá encantar seus convidados para um almoço rápido ou para um jantar especial com esta massa de sabor robusto e típico das Marche!

Descubra outros pratos principais deliciosos:

INGREDIENTES

Sedanini listrado 400 g
Creme de leite fresco líquido 200 g
Pancetta defumada 180 g
Passata de tomate 600 g
Emmental 50 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Caciottina 40 g - (macia, doce)
para a mistura de especiarias
Pimenta vermelha seca quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Coentro em pó quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os maccheroncini ao fumê, comece cortando o bacon defumado em cubos 1. Corte em cubos também o queijo caciotta 2 e o Emmentaler 3.

Rale o Parmesão 4 e junte todos os queijos em uma tigela 5. Enquanto isso, coloque uma panela cheia de água no fogão e adicione sal quando ferver, que será usada para cozinhar a massa. Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo e adicione o bacon 6.

Adicione sal 7 e depois despeje a mistura de especiarias 8. Deixe ganhar sabor, mexendo por um instante, depois adicione o purê de tomate 9 e cozinhe por pelo menos 10 minutos.

Cozinhe a massa al dente 10. No final do cozimento da massa, adicione parte da mistura de queijos 11 e mexa. Adicione também o creme de leite 12 e misture novamente.

Escorra a massa diretamente no molho 13, adicione o restante da mistura de queijos e mexa novamente para que o molho e o creme se combinem 14. Os maccheroncini ao fumê estão prontos para serem servidos 15!

Conservação

Recomendamos consumir os maccheroncini ao fumê imediatamente.

Conselho

Personalize a mistura de especiarias e queijos ao seu gosto; escolha queijos que derretam bem, como a fontina, por exemplo. Você poderá criar deliciosas variações deste prato principal tentador! Atenção para não cozinhar demais as especiarias, pois o molho pode ficar amargo.

Mac Iste's Restaurante de Castelplanio

Stefano Marzi, junto com sua esposa Annamaria e seu filho Mirko, é proprietário do "Mac Iste's" Restaurante e pizzaria de Castelplanio, na província de Ancona. Além de ser famoso por sua originalidade e simpatia, e por seu extraordinário físico de fisiculturista, desde 1978 ele "salta" os famosos maccheroncini ao fumê, um prato principal cremoso feito com molho, bacon, creme de leite, queijos e uma mistura especial de especiarias. Este prato o tornou muito conhecido na Itália e no exterior.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.