Molho holandês

/5

APRESENTAÇÃO

O molho holandês é uma preparação deliciosa que serve como um ótimo acompanhamento para vegetais, pratos de peixe e bifes grelhados. O molho holandês provavelmente está relacionado com a maionese, no entanto, deve-se especificar que é diferente especialmente na preparação, já que este molho deve ser preparado no fogão. Certamente, o molho holandês não está entre os condimentos mais leves que existem, visto a alta porcentagem de ovos e manteiga que o compõem. Então, qual é a melhor forma de utilizá-lo? Com certeza para temperar preparações pobres em temperos, assim você pode saborear o molho holandês sem muitos problemas. Apesar do nome, o molho holandês é um dos molhos-mãe da culinária francesa, macio, delicado e perfeito para várias preparações: é realmente delicioso!

Aqui estão algumas ideias para servir o molho holandês:

  • Linguado no papelote com vegetais no vapor
  • Linguado com molho holandês

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 200 g de molho holandês
Manteiga clarificada 100 g
Gemas 4
Pimenta branca quanto baste
Suco de limão 20 g
Sal fino quanto baste

Preparo

A primeira coisa a fazer para preparar o molho holandês é fazer a manteiga clarificada, então corte a manteiga 1 e deixe-a derreter em banho-maria, cuidando para tirar a espuma 2, uma vez purificada da caseína, você pode transferi-la 3.

Enquanto isso, prepare o molho, é muito importante a cocção, que é em banho-maria, então a água não deve tocar a panela e nunca deve chegar a ferver. Despeje as gemas na panela e quebre-as com um batedor 4 misture e adicione o suco de limão 5, depois ajuste o sal 6,

e a pimenta branca 7 depois adicione a manteiga clarificada em fio (se você a preparou anteriormente, ela estará solidificada, então deixe derreter por alguns instantes antes de despejá-la) 8 e continue batendo 9.

Você notará que o molho começará a mudar de cor 10 tornando-se mais claro, assim como a sua consistência 11. São necessários cerca de 5 minutos de cozimento em fogo baixo, e sempre mexendo, para obter o molho holandês 12.

Conservação

Recomendamos consumir o molho imediatamente.

Conselho

Na minha opinião, o molho holandês já é delicioso assim, perfeito para acompanhar carnes brancas ou peixes de carne delicada como linguados e linguados. No entanto, já experimentei versões mais condimentadas, onde foram adicionadas salsinha ou cebolinha finamente picadas. Então por que não tentar? Para garantir que o molho holandês tenha saído perfeito, é necessário que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Se você quiser substituir a manteiga clarificada pela comum, perceberá uma consistência diferente e menos delicada, mas igualmente saborosa. Se encontrar, você pode adicionar pimenta caiena, um pó de pimenta picante que serve para dar sabor a molhos, legumes ou vegetais.

Curiosidade

O molho holandês é uma receita base da culinária francesa, a lenda diz que o nome deste molho se deve ao fato de ter sido saboreado pela primeira vez em um almoço preparado em ocasião de uma visita oficial na França do soberano holandês.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.