'Nfigghiulate

- Energía Kcal 1034
- Carboidratos g 65.5
- dos quais açúcares g 2.6
- Proteína g 29.4
- Gorduras g 72.7
- das quais gorduras saturadas g 22.01
- Fibra g 3.6
- Colesterol mg 63
- Sódio mg 1370
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Rende: 6 pedaços
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de fermentação (pelo menos 3 h)
APRESENTAÇÃO
Um tour gastronômico pelas localidades do leste da Sicília pode realmente oferecer grandes satisfações: scacce, pastieri e ‘mpanate, por exemplo, são apenas algumas das delícias que se podem provar nas regiões de Ragusa e Siracusa. Justamente nesta última área encontra-se a cidade de Sortino que se orgulha de outra dessas saborosas especialidades, as ‘nfigghiulate! Protagonista do recheio das ‘nfigghiulate é a mentha, uma planta aromática também conhecida como nepitella, que neste caso é combinada com linguiça e caciocavallo. Tipicamente preparadas em ocasiões de festas e festivais, as ‘nfigghiulate fazem parte do patrimônio de receitas a serem lembradas e ainda hoje são transmitidas de geração em geração, tanto nas variantes mais tradicionais quanto nas mais criativas!
INGREDIENTES
- Ingredientes para a massa (para 6-7 'nfigghiulate)
- Sêmola de trigo duro remacinada 500 g
- Água 250 g
- Azeite virgem extra 25 g
- Fermento biológico fresco 7 g
- Sal fino 7 g
- Para o recheio
- Salsicha 500 g
- Caciocavallo 120 g
- Hortelã 60 g
- Azeite virgem extra 180 g
- Banha quanto baste
Preparação

Para preparar as ‘nfigghiulate, comece pela massa: coloque a sêmola em uma tigela e esfarele o fermento biológico dentro 1, depois adicione a água aos poucos enquanto amassa com a outra mão 2. Depois de incorporar a água, adicione também o sal 3.

Por fim, adicione o azeite aos poucos 4 e continue trabalhando até que a massa fique homogênea 5. Transfira a massa para uma tigela 6, cubra com filme plástico e deixe crescer por pelo menos 3 horas em temperatura de 26°-28°.

Enquanto isso, lave e seque a mentha, coloque-a em um recipiente alto e estreito e adicione o azeite 7. Bata com um mixer de imersão 8 até obter uma consistência cremosa. Cubra o pesto obtido com filme plástico em contato 9 e guarde na geladeira até o momento de usá-lo.

Por fim, rale o caciocavallo com um ralador de orifícios largos 10 e esfarele a linguiça em uma tigela, removendo a tripa 11. Após o tempo de fermentação, a massa terá aumentado de volume 12.

Estenda a massa com um rolo até uma espessura de 1 mm 13, depois unte a massa com um pouco de banha 14. Distribua o pesto de mentha por toda a superfície e polvilhe com o caciocavallo ralado 15.

Adicione também a linguiça esfarelada 16 e enrole a massa 17, depois corte o rolo obtido em rodelas com espessura de cerca de 6 cm 18.

Coloque as rodelas em uma assadeira forrada com papel manteiga e pressione-as com a palma da mão 19. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 40 minutos 20. Uma vez fora do forno, deixe esfriar um pouco e depois desfrute suas ‘nfigghiulate 21!