Pasticcio di Noto

/5

APRESENTAÇÃO

A mesa de Natal é generosamente repleta de pratos ricos, substanciais e com sabores apetitosos que sempre nos fazem ansiar pela chegada dessas festas opulentas. Lasanha à bolonhesa, Galinha-d'angola recheada com castanhas e molho de romã recheadas, Timbale de tortellini e outras delícias caseiras que têm origem nas tradições culinárias italianas. Sempre atraídos pelos costumes regionais, aqui propomos um prato único que vem da Sicília: o pasticcio de Noto. Trata-se de um invólucro de massa que contém deliciosos rigatoni ao ragu de carne temperados com queijo caciocavallo e tornam-se cremosos com a adição de ricota. Majestoso mas rústico, este pasticcio exalta os sabores mediterrâneos mais amados e, uma vez servido, será imediatamente festa!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Sêmola de trigo duro remacinada 500 g
Água 250 g
Fermento biológico fresco 7 g
Sal fino 7 g
Azeite virgem extra 25 g
para o recheio
Rigatoni 250 g
Carne bovina 225 g - moída
Carne de porco 225 g - moída
Vinho branco 20 g
Cebolas brancas 20 g
Couve-flor 250 g
Ricota de vaca 200 g
Extrato de tomate 120 g
Caciocavallo 120 g
Queijo pecorino 40 g - para ralar
Louro 2 folhas
Água 600 g
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Em uma tigela grande, despeje a sêmola, esfarele o fermento biológico 1 e adicione a água aos poucos enquanto amassa com uma mão 2. Continuando a trabalhar, adicione o sal 3.

Em seguida, despeje o óleo 4 e finalmente transfira a mistura para a superfície de trabalho. Amasse por alguns minutos até que a massa fique compacta e macia 5. Transfira-a para uma tigela 6, cubra com filme plástico e deixe crescer por cerca de 3 horas a uma temperatura de 26-28°C no máximo, longe de correntes de ar.

Enquanto isso, cozinhe a couve-flor em bastante água não salgada 7 e deixe cozinhar até que fique macia, isso levará cerca de 20 minutos, o tempo varia de acordo com o tamanho. Enquanto isso, prepare o ragu: descasque e pique a cebola 8 e coloque-a em uma panela com um fio de óleo levemente aquecido 9.

Refogue por alguns minutos, mexendo de vez em quando 10, depois adicione a carne moída 11 e desfaça-a com a colher de pau enquanto doura. Refresque com o vinho branco e deixe evaporar 12.

Incorpore agora o extrato de tomate 13. Misture tudo, adicione a folha de louro 14 e dilua com água 15.

Cubra com a tampa e cozinhe em fogo baixo por pelo menos uma hora, ajustando o sal no final 16. Uma vez que o ragu estiver pronto 17, prossiga desmanchando a couve-flor com o garfo 18.

Cozinhe a massa 19, tendo o cuidado de escorrer al dente. Tempere a massa com o ragu 20 e a couve-flor 21.

Tempere com o caciocavallo ralado 22, o pecorino ralado 23 e a ricota 24.

Misture bem tudo 25 e reserve. Pegue a massa e reserve uma bolinha de massa menor para fazer a cobertura 26. Abra o restante da massa com o rolo 27.

Deve atingir uma espessura de cerca de um centímetro e meio 28. Pegue uma forma cônica que meça 16 cm na base, 22 cm na parte superior e com uma borda de 12 cm de altura. Pincele com óleo até pouco mais da metade da profundidade da mesma 29. Forre o interior com a folha de massa 30, fazendo-a aderir bem ao fundo e à borda.

Recheie com a massa 31, depois estenda a folha restante para colocá-la como tampa 32. Sele bem as bordas fazendo um cordão que você beliscará com as mãos 33.

Fure a superfície com os dentes do garfo e depois pincele com óleo a superfície do pasticcio 34. Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 35 minutos. Quando estiver pronto, retire do forno 35, deixe amornar e desenforme o seu pasticcio de Noto 36.

Conservação

Conserve o pasticcio de Noto na geladeira por no máximo 3 dias. Não recomendamos o congelamento.

Conselho

Algumas variações da receita tradicional preveem brócolis no lugar da couve-flor.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.