Nuvens de merengue com avelãs

- Energía Kcal 225
- Carboidratos g 26
- dos quais açúcares g 23.6
- Proteína g 4.3
- Gorduras g 11.5
- das quais gorduras saturadas g 2.77
- Fibra g 0.8
- Colesterol mg 69
- Sódio mg 33
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 3 h
- Rende: 18 pedaços
- Custo: Baixo
- Notas mais 1 hora de endurecimento do creme
APRESENTAÇÃO
As nuvens de merengue com avelãs são pequenos pecados de gula para saborear a cada mordida aos quais simplesmente não se pode dizer não! Merengues crocantes perfumados com café aos quais é dada a forma de pequenos cestos que são recheados com um delicioso creme de avelãs. Para a preparação, siga a técnica clássica do merengue italiano e depois faça um creme de confeiteiro tradicional enriquecido com pasta de avelãs. Como alternativa ao creme de avelãs, você pode usar outros cremes: a ganache de chocolate, a creme chantilly ou o clássico creme de confeiteiro.
Refinadas e elegantes, as nuvens de merengue com avelãs podem ser oferecidas no final da refeição acompanhadas de uma boa xícara de café, ou podem ser feitas para enriquecer uma bandeja de docinhos tradicionais ou ainda podem ser um presente delicioso: coloque-as em uma graciosa lata de metal, será um sucesso em um jantar!
Você é fã de merengues? Clique aqui para descobrir todas as outras receitas. Se você ama doces de café, não perca nossos cestos com creme de café, fáceis e deliciosos!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 18 merengues
- Açúcar 250 g
- Claras 125 g
- Café 60 ml
- Café solúvel 2 g - em grânulos
- Para o creme
- Leite inteiro 500 ml
- Creme de leite fresco líquido 200 ml
- Pasta de avelã 180 g
- Açúcar 125 g
- Farinha tipo 00 35 g
- Amido de milho (maizena) 15 g
- Gemas 4
- Para decorar
- Granulado de avelã quanto baste
Preparação

Para realizar as nuvens de merengue com avelãs, comece preparando o café com a cafeteira moka, depois coloque em uma panela de fundo grosso 60 ml de café e 200 g de açúcar granulado 1, aqueça a mistura em fogo baixo e mexa para dissolver o açúcar; assim que a calda começar a ferver, mergulhe o termômetro de cozinha apropriado 2, que indicará a temperatura; quando a calda atingir 116°C, comece a bater as claras em neve em velocidade média com uma batedeira planetária equipada com batedores 3

adicione 50 g de açúcar granulado 4 e assim que ficarem brancas, adicione o café solúvel em grânulos 5. As claras devem estar bem batidas quando a calda atingir 121°C. Quando a calda atingir a temperatura indicada acima, despeje-a aos poucos nas claras 6, continuando a bater com os batedores até o merengue esfriar completamente.

O merengue obtido deve ser muito denso, liso e brilhante 7, pode ser assado apenas quando estiver completamente frio. Coloque o merengue em um saco de confeitar com bico estrelado 8 e esprema a mistura sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, dando uma forma redonda aos merengues, criando uma espécie de cesto ou ninho 9. Asse os merengues em forno estático pré-aquecido a 80°C e deixe-os secar por pelo menos 3 horas, deixando a porta do forno ligeiramente entreaberta (para bloquear o fechamento, você pode apoiar uma colher de pau na porta do forno), de modo a evitar uma eventual condensação que impediria a secagem correta dos mesmos.

Enquanto isso, prepare o creme: coloque as gemas e o açúcar em uma tigela e bata com um batedor manual 10 até obter uma mistura clara e espumosa. Peneire diretamente na tigela a farinha e o amido 11, adicione a pasta de avelãs 12 e mexa sempre com o batedor para incorporar os ingredientes,

por último adicione o leite 13 e mexa até obter um creme homogêneo 14. Despeje o creme em uma panela, filtrando-o com uma peneira para coletar eventuais grumos 15

e leve à fervura em fogo médio 16, continue cozinhando até obter um creme denso e compacto 17, continuando a mexer com o batedor. Transfira o creme obtido para uma assadeira, cubra com filme plástico em contato com a superfície da mistura 18, deixe amornar e depois leve o creme à geladeira para firmar por pelo menos uma hora.

Após o tempo de resfriamento, incorpore ao creme 200 ml de creme de leite batido 19 mexendo com um batedor 20, para mais detalhes, consulte a ficha Como bater o creme de leite. Transfira o creme para um saco de confeitar com bico estrelado 21 e guarde-o na geladeira até o momento de usá-lo.

Enquanto isso, verifique o cozimento dos merengues, que estarão prontos quando estiverem firmes e ligeiramente coloridos na parte inferior 22. Depois de assados, retire-os do forno e deixe esfriar. Quando tudo estiver pronto, você pode começar a montar os docinhos: coloque os merengues já frios em uma bandeja 23 e coloque no centro de cada merengue um bico de creme. Suas nuvens de merengue com avelãs estão prontas, decore-as com granulado de avelã e saboreie! 24