Pãezinhos achatados com amoras e gorgonzola

/5

APRESENTAÇÃO

Uma das memórias de fim de verão que todos nós já experimentamos, se não vivemos diretamente, é aquela ligada à colheita da uva. Os cachos quentes do sol de fim de estação que são utilizados para fazer vinho, risotos e, claramente, a famosa ciaccia. Inspirados por esta última, pensamos em uma versão semelhante, mas com amoras, uma fruta um pouco subestimada, mas que aos poucos está ganhando espaço em nossas mesas. A focaccia de amoras e gorgonzola, nossa proposta do dia, é uma entrada rica e saborosa. O contraste do gorgonzola destacará a acidez misturada a uma nota de doçura das amoras que irão deliciar o paladar a cada mordida. Talvez não tenhamos dito que cada focaccia de amoras e gorgonzola também é recheada com a mesma fruta: portanto, cada pedacinho será uma explosão de sabor! Ficou com água na boca? Nós sim! Aqui está a nossa receita!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 pãezinhos achatados
Água 250 g
Farinha tipo 00 400 g
Azeite virgem extra 40 g
Fermento biológico fresco 12 g
Sal fino 5 g
Para rechear e acompanhar
Amoras 500 g
Gorgonzola 200 g
Açúcar 4 colheres
Alecrim quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal de maldon quanto baste

Preparo

Para preparar a focaccia de amoras e gorgonzola, comece pela massa fermentada: dissolva o fermento na água em temperatura ambiente, mexendo com uma colher de pau 1, depois despeje a mistura aos poucos em uma tigela com a farinha 2. Continue a amassar até que a massa fique homogênea, então adicione também o óleo aos poucos e continue amassando com a colher de pau até que seja necessário usar as mãos 3.

Adicione o sal 4 e continue amassando por mais alguns minutos 5. Transfira a massa para uma tigela untada e cubra com filme plástico; deixe crescer em um local morno por um par de horas ou até dobrar de volume 6.

Antes de abrir a massa, coloque as amoras em um recipiente 7, tempere com o açúcar 8, misture e reserve. Recupere a massa e transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada 9.

Divida-a em 8 pedaços iguais usando um cortador de massa 10 e modele cada pedaço de massa dobrando as extremidades para o centro (11-12).

Forme uma bolinha 13, depois achate-a com um rolo de massa ou com a ponta dos dedos 14 e transfira os primeiros 4 pãezinhos achatados para uma assadeira forrada com papel manteiga. Coloque as amoras no meio, que nesse meio tempo terão macerado um pouco, deixando uma borda de 1,5 cm livre 15.

Coloque por cima os outros 4 pãezinhos achatados restantes 16 e pressione bem as bordas para expulsar o ar, selando cuidadosamente as extremidades 17. Polvilhe os pãezinhos com o restante das amoras 18

e pressione delicadamente para que fiquem aderidos 19. Polvilhe com um fio de óleo 20 e deixe crescer por aproximadamente meia hora no forno desligado. Retire os pãezinhos achatados e pré-aqueça o forno, enquanto isso, tempere adicionando alguns raminhos de alecrim e sal 21, depois corte o gorgonzola em cubos.

Asse os pãezinhos achatados em forno estático a 190° por 40-45 minutos até que fiquem bem dourados 22. Assim que retirar a assadeira, polvilhe com os pedaços de queijo 23 e sirva seus pãezinhos achatados de amoras e gorgonzola ainda quentes 24!

Conservação

Os pãezinhos achatados de amoras e gorgonzola se conservam por 1 dia na geladeira. Para torná-los novamente crocantes, recomendamos aquecê-los por alguns instantes no forno antes de degustá-los. Não é recomendada a congelação dos pãezinhos, cozidos ou crus, pois a fruta pode liberar muito líquido.

Dica

Os pãezinhos achatados de amoras e gorgonzola podem ser enriquecidos com outros queijos, como por exemplo, o azul de cabra ou Roquefort. Já a escolha do gorgonzola, seja ele doce ou picante, fica a seu critério!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.