Pão de topinambur

/5

APRESENTAÇÃO

O pão de topinambur é uma maneira original de cozinhar topinambur. O topinambur, com seu sabor que lembra o da alcachofra e sua consistência semelhante à das batatas, é um vegetal versátil e saboroso, que pode ser apreciado simplesmente salteado na frigideira com ervas aromáticas, ou de forma mais sofisticada em um flan, ou ainda, pode ser usado para enriquecer a massa de um pão, como no caso da receita de pão de topinambur que propomos aqui. A adição do purê de topinambur é precisamente o segredo que torna a massa especialmente macia: o resultado é um pão perfeitamente equilibrado, com uma crosta crocante e um miolo macio, um prazer de se morder. Sirva o pão de topinambur com frios e queijos da sua região, para enriquecer as tábuas rústicas de aperitivos, e lembre-se de preparar em abundância porque vai acabar rapidamente, fatia após fatia!

E se você ama fazer pão, experimente também esta receita com fermento natural!

INGREDIENTES
Ingredientes para 2 pães de 380 g cada
Alcachofra de jerusalem 130 g - inteiro
Farinha tipo 0 500 g
farinha integral 50 g
Água 250 g - em temperatura ambiente
Mel millefiori 15 g
Fermento biológico fresco 7 g
Sal fino 15 g

Preparo

Para fazer o pão de topinambur, primeiro lave o topinambur em água corrente 1, depois coloque-o em uma panela a vapor 2 e cozinhe por cerca de 15-20 minutos 3, ou até que esteja macio. A cocção a vapor permite obter uma polpa macia, mas não aquosa.

Ao final da cocção, descasque o topinambur 4 e coloque-o no copo alto de um mixer 5: você precisará de cerca de 90-95 g de polpa de topinambur. Adicione 100 g de água 6

e bata tudo 7 até obter um purê homogêneo 8. Reserve e coloque as farinhas na tigela de uma batedeira equipada com gancho 9,

adicione o fermento esfarelado 10, o mel 11 e a água restante 12.

Por fim, adicione também o purê de topinambur 13 e ligue a máquina para misturar os ingredientes. Neste ponto, adicione também o sal 14 e continue a amassar por 5 minutos. Transfira a massa para uma tigela e, com a ajuda de uma espátula, dê 4 dobras 15.

Cubra com filme plástico 16 e repita a mesma operação após 10 minutos. Proceda dessa forma por um total de 3 vezes. Depois disso, cubra com filme plástico e deixe fermentar a cerca de 26-28° por 2 horas, sendo adequado usar o forno desligado com a luz acesa. Após esse tempo, retome a massa fermentada 17, transfira para uma superfície enfarinhada e divida em duas partes iguais com uma espátula 18.

Enfarinhe duas formas de madeira e dê aos dois pedaços o formato da respectiva forma 19. Coloque os pães dentro 20, cubra com um pano 21 e deixe fermentar por 90 minutos, protegido do ar em um ambiente morno.

Forre uma assadeira com papel manteiga e vire as formas sobre ela, polvilhe a superfície com um pouco de farinha 22 e asse em forno pré-aquecido a 200° em modo estático, na grade inferior, por 45 minutos. Quando terminar de assar, retire do forno 23 e deixe o pão esfriar antes de servir 24.

Conservação

O pão pode ser conservado por 1 dia em um ambiente seco dentro de um saco de papel. Pode ser congelado, mas somente após a cocção.

Conselho

Se desejar, você pode enriquecer a massa com sementes oleaginosas, adicionando-as na batedeira após o sal.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.