Salmonetes à livornese
- Fácil
- 35 min
Pão, tomate e água: 3 ingredientes simples para um primeiro prato da tradição toscana de dar água na boca: pappa al pomodoro! Assim como a panzanella e o Pancotto toscano, é uma receita perfeita para reaproveitar o pão dormido: é preparada durante todo o ano com molho de tomate ou polpa de tomate, mas é ideal também para o verão, degustada morna ou fria, usando tomates frescos. Este prato de origem camponesa, do qual temos certeza que cada família toscana tem sua versão (quem prepara o molho primeiro e depois adiciona o pão ou quem cozinha o pão desde o início com o tomate), é sempre muito apreciado pelos locais ou turistas em visita à bela Toscana. Parece incrível como com tão pouco se possa obter um sabor tão agradável: tudo está na escolha dos ingredientes! Um bom pão, o tomate, um azeite de oliva extravirgem de qualidade e muito manjericão aromático!
Descubra também outras versões da pappa al pomodoro clássica:
Se você ama a culinária toscana, experimente também:
Para preparar a pappa al pomodoro, em uma panela aqueça ligeiramente o óleo, descasque o alho e corte-o em fatias finas (se não gostar, pode usá-lo inteiro com casca e depois removê-lo). Refogue 1, depois adicione a polpa de tomate 2 e um pouco de sal 3. Cozinhe suavemente por mais de meia hora.
Enquanto isso, corte o pão em fatias 4 e divida-as ao meio 5. Quando o molho estiver pronto, dilua-o com um pouco de água 6 (a quantidade de água pode variar dependendo do tipo de pão usado).
Misture 7 e mergulhe as fatias de pão, quebrando-as se necessário para colocá-las todas na panela 8. Pressione levemente com a concha 9.
Cubra com a tampa 10 e deixe descansar cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, o pão estará bem embebido e impregnado com o molho, adicione mais água se necessário 11 e misture bem 12. Retorne ao fogo e deixe cozinhar suavemente por mais 5 minutos ou até atingir a consistência desejada: as fatias de pão devem desmanchar completamente e criar uma verdadeira "pappa".
Desligue o fogo e ajuste o sal 13, depois complete com um generoso fio de óleo 14 e algumas folhas de manjericão 15.
Misture bem e sirva quente, morna ou fria, decorando o prato com mais um fio de óleo 17 e folhas de manjericão 18!