Pancotto toscano

/5

APRESENTAÇÃO

O pancotto toscano é um prato principal nutritivo e genuíno que nasceu como uma receita de recuperação da tradição camponesa: o ingrediente principal, de fato, é o pão duro que, em poucos e simples passos, é transformado em uma sopa substancial, de sabor rico e encorpado. A consistência envolvente desta especialidade é obtida cozinhando o pão até que fique macio e quase cremoso, para depois ser temperado com a adição de azeite de oliva extra virgem, parmesão ralado e alho. Como a famosa pappa al pomodoro, a Ribollita ou a panzanella, o pancotto é uma receita contra o desperdício que permite reaproveitar o pão que sobrou (a versão original prevê o típico pão toscano sem sal)... além disso, pode se tornar uma excelente ideia para um jantar rápido de preparar quando há pouco tempo e se deseja trazer à mesa uma refeição reconfortante e saborosa!

Descubra também estas deliciosas variações de pancotto:

 

INGREDIENTES

Pão duro 250 g
Parmigiano Reggiano DOP 4 colheres - (para ralar)
Alho 1 dente
Água 1 l
Azeite virgem extra 4 colheres
Sal quanto baste
Para servir
Azeite virgem extra quanto baste
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o pancotto toscano, corte o pão duro primeiro em fatias 1 e depois em cubos 2. Leve a água para ferver em uma panela, então adicione sal e acrescente o pão 3.

Adicione um dente de alho 4 e misture 5. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que o pão amoleça. Após esse tempo, desligue o fogo e tempere com o azeite 6.

Tempere com o parmesão ralado 7 e misture uma última vez 8. Sirva e decore com mais parmesão ralado 9.

Por fim, complete com um fio de azeite 10 e uma pitada de pimenta 11. Seu pancotto está pronto para ser saboreado 12!

Conservação

Recomenda-se consumir o pancotto toscano assim que estiver pronto; se necessário, você pode armazená-lo na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo 1-2 dias.

Conselho

O pancotto toscano é uma receita versátil que se presta a muitas interpretações, de acordo com os gostos e tradições regionais: você pode enriquecê-lo com legumes como acelga ou couve, ou até mesmo com leguminosas ou ovos batidos.

Para um sabor mais intenso, você pode substituir a água por caldo de carne.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.