Pasqualina fácil com aspargos

/5

APRESENTAÇÃO

A Torta Pasqualina é um símbolo culinário da nossa tradição, uma cenográfica torta salgada preparada tipicamente para Páscoa e Pasquetta. Aqui propomos uma variante primaveril igualmente saborosa: a pasqualina fácil com aspargos! O invólucro crocante e dourado é feito com uma massa mais simples do que a original, que prevê várias camadas de massa folhada sobrepostas. Dentro, encontramos um recheio rico e cremoso à base de ricota e aspargos, protagonistas da bela estação. Que pasqualina seria, além disso, sem os indispensáveis ovos cozidos incrustados no recheio e visíveis apenas ao corte? Na pasqualina com aspargos, você também encontrará esses e verá que será uma deliciosa novidade para celebrar de maneira diferente este feriado!

Descubra outras variantes da torta pasqualina, também em formato individual:

 

INGREDIENTES

Para a massa (para uma forma de 25 cm de diâmetro)
Farinha Manitoba 300 g
Farinha tipo 00 200 g
Água 340 g
Azeite virgem extra 20 g
Fermento biológico seco 5 g
Sal fino 5 g
Para o recheio
Espargos 500 g - (para limpar)
Ricota de vaca 500 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - (para ralar)
Ovos 3
Ovos cozidos 7
Cebolinhas 1
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a pasqualina fácil com aspargos, primeiramente cuide da massa: em uma tigela, junte a farinha 00 e a manitoba, depois adicione o fermento 1 e quase toda a água 2. Trabalhe com as mãos até que a massa comece a se compactar, em seguida transfira para a bancada e adicione o restante da água aos poucos, continuando a amassar 3.

Depois que toda a água for absorvida, adicione o sal 4 e amasse por cerca de 5 minutos. Adicione também o óleo, aos poucos, continuando a trabalhar até que seja completamente absorvido 5. Quando a massa estiver lisa e homogênea, transfira para uma tigela e cubra com filme plástico 6. Deixe crescer em temperatura ambiente por cerca de uma hora.

Passe para o recheio: corte as cebolinhas finamente 7 e reserve. Agora, dedique-se à Como limpar os aspargos: elimine a parte mais dura e lenhosa 8, depois corte o talo em rodelas 9 e divida as pontas ao meio no sentido do comprimento.

Em uma panela, coloque o óleo, adicione as cebolinhas 10 e deixe dourar em fogo médio por 5 minutos, depois junte os aspargos 11. Tempere com sal 12 e cozinhe em fogo médio-alto por cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, ferva os ovos por 7 minutos 13. Em uma tigela, coloque a ricota e amoleça com uma colher, salgue 14 e apimente, depois adicione o óleo 15.

Adicione o queijo parmesão ralado e os ovos 16 e misture até obter uma mistura homogênea 17. Finalmente, junte as cebolinhas e os aspargos 18, misture novamente e reserve.

Após o tempo de crescimento, pegue a massa e divida-a em 2 partes, uma de cerca de 500 g e a outra de 300 g 19. Estenda a parte maior 20 até obter uma camada com 5 mm de espessura. Forre uma forma de 25 cm de diâmetro, previamente untada, deixando a massa sobrar abundantemente nas bordas 21.

Despeje o recheio na forma 22 e nivele a superfície 23, depois crie 7 cavidades com as costas de uma colher 24.

Coloque os ovos cozidos nas cavidades 25. Estenda a segunda parte da massa 26 e cubra a forma 27.

Corte a massa em excesso 28 e dobre as bordas para selá-las e formar um cordão 29. Pincele a superfície com óleo 30.

Finalmente, faça 4 cortes com a tesoura 31; dessa forma, o vapor que se formará durante o cozimento terá rotas de escape e não fará a superfície da torta inchar. Asse no forno estático a 180° por uma hora na prateleira do meio, depois mova a torta para a prateleira mais baixa, não em contato com a base do forno, e continue o cozimento por mais 15 minutos. Decorrido o tempo de cozimento, retire do forno e deixe amornar 32. Sua pasqualina fácil com aspargos está pronta para ser degustada 33!

Conservação

A pasqualina fácil com aspargos pode ser conservada na geladeira, fechada em um recipiente hermético ou envolvida em filme plástico, por 2-3 dias.

Conselho

Se preferir, você pode preparar a massa da torta salgada com a batedeira planetária, em vez de manualmente.

Com a massa folhada restante, você pode criar lindas decorações para embelezar a superfície da sua pasqualina fácil com aspargos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.