Poke de atum

/5

APRESENTAÇÃO

Todos loucos pelo poke! Quase em todas as cidades ou vilas italianas há pequenos, vibrantes e charmosos lugares onde se pode provar este poke bowl, um prato único cheio de verduras, frutas, proteínas e molhos saborosos para compor como preferir. Hoje apresentamos nossa proposta de poke de atum, para fazer em casa e combinar e "descombinar" como preferir. Escolhemos combinar o atum fresco com manga, adicionar abacate, suavizar com tomates-cereja frescos, brotos e dar uma nota crocante com amendoins triturados. Um molho spicy maio completará este poke soberbo! Agora é só pegar os hashis para desfrutar deste poke de atum!

Experimente também outras versões:

INGREDIENTES

Ingredientes para o arroz
Arroz de sushi 500 g
Água 500 g
Vinagre de arroz 30 g
Açúcar 10 g
Sal fino 5 g
Para o poke
Atum 340 g - (resfriado rapidamente)
Abacate 1
Suco de limão quanto baste
Cebolinha fresca 2
manga 1
Alga Wakame 80 g
Tomates-cereja 120 g
Soja 40 g
Amendoim quanto baste
Sementes de gergelim quanto baste - mistos
para a mayo spicy
maionese quanto baste
Molho Sriracha quanto baste

Preparação

Para preparar o poke de atum, comece preparando o arroz. O arroz deve ser bem lavado em água fria até que a água fique clara 1. Coloque-o em uma panela de bordas altas com o mesmo peso de água (no nosso caso, 500 g) 2, acenda o fogo alto, com tampa 3 e cozinhe sem mexer por 2 minutos, depois abaixe o fogo e continue cozinhando por mais 10 minutos: não deve tirar a tampa ou mexer. A consistência do arroz deve ser ligeiramente al dente. 

Enquanto isso, prepare a mistura de vinagre de arroz, que dará um sabor ligeiramente ácido ao arroz. Em uma panela pequena, coloque o vinagre e o sal 4. Aqueça em fogo médio-baixo para dissolver o sal, depois adicione o açúcar 5. Misture e desligue o fogo 6. Deixe esfriar.

Quando o arroz estiver pronto, você pode colocá-lo em um recipiente grande de madeira (ou em outro material que não seja aço). Se usar um recipiente de madeira, recomendamos molhá-lo primeiro com água, depois esvaziá-lo: assim a madeira não absorverá o vinagre. Despeje o arroz no recipiente 7 e adicione a mistura de vinagre, deixando-a escorrer sobre a espátula de madeira 8, para espalhá-la de forma mais delicada e uniforme sobre o arroz. Misture o arroz mexendo com a espátula de madeira inclinada, para não esmagá-lo 9. É importante misturar até que os grãos estejam brilhantes e bem temperados. 

Espere que esfrie, mexendo delicadamente de vez em quando e depois cubra com um pano úmido para não grudar 10. Enquanto isso, cuide do restante: descasque a manga 11, corte-a em fatias e faça cubos de cerca de 2 cm com a polpa 12. Corte a cebolinha em rodelas, removendo a parte verde.

Passe para o abacate: corte-o ao meio 13, descasque e corte em fatias. Você pode regá-lo com suco de limão para não escurecer 14. Corte os tomates-cereja em 4 partes 15

Prepare a maionese com uma colher de molho sriracha. Triture grosseiramente os amendoins 16. Corte o atum em fatias finas, como se fosse sashimi 17, ou, se preferir, em cubos. Agora você pode montar o poke de atum: nas tigelas, coloque o arroz na base, umedecendo as mãos antes. Adicione os legumes, frutas, algas e atum criando montinhos bem separados. Complete com os brotos, algas e o molho. Decore com sementes de gergelim, amendoins triturados, molho de soja e sirva 18

Conservação

Recomendamos consumir o poke na hora. 

O arroz pode ser preparado com antecedência.

Conselho

Se preferir, pode marinar ligeiramente o atum com molho de soja e, se desejar, também limão. 

Você pode variar tanto o molho quanto os legumes de acordo com suas preferências.

O arroz mais adequado é o Nishiki, encontrado nas melhores lojas que vendem produtos orientais. Como arroz alternativo cultivado na Itália, pode-se escolher um arroz com pouco amido, como o Originario.

Se não conseguir encontrar o molho sriracha, substitua por algumas gotas de tabasco.

Você pode usar brotos de soja frescos ou escaldá-los em água e vinagre por 20 segundos.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.