Poke de salmão

/5

APRESENTAÇÃO

Inspirado em uma das mais famosas especialidades havaianas, o nosso poke de salmão é um prato único rico em sabores e cores, que vai alegrar a sua mesa de verão. Perfeito para se refrescar nos dias mais quentes, quando desejamos pratos de sabor fresco e leve: aqui nesta bowl criativa e saborosa você encontrará um salmão marinado, verduras crocantes e com notas exóticas como os edamames e, para finalizar, uma pitada de sementes de gergelim e o toque saboroso e umami do molho teriyaki. Deixe-se tentar por esta mistura de sabores e divirta-se variando os ingredientes para criar novas e apetitosas combinações!

Aqui estão outros pokes que você não pode perder:

INGREDIENTES

Edamame 160 g
Pepinos 60 g
Rabanetes 60 g
Cenouras 60 g
Repolho roxo 60 g
Sementes de gergelim preto quanto baste
Sementes de gergelim quanto baste
Molho Teriyaki quanto baste
Cebolinha verde quanto baste
para o arroz
Arroz de sushi 500 g
Água 500 g
Vinagre de arroz 30 g
Açúcar 10 g
Sal fino 5 g
para o salmão
Salmão 500 g - abatido
Molho de soja 80 g
Gengibre fresco quanto baste
Cebolinhas 1

Preparação

Para preparar o Poke de salmão, comece pelo peixe: corte-o em tiras de cerca de 2 cm de espessura e depois em cubos 1, alternativamente, você pode realizar o corte a sashimi. Corte finamente a cebolinha, cortando também o início da parte verde 2. Descasque o gengibre 3.

Transfira o salmão para um refratário, tempere-o com o gengibre ralado 4, a cebolinha 5 e o molho de soja 6.

Misture, cubra com filme plástico e deixe na geladeira para marinar por cerca de 1 hora 7. Pegue o arroz para sushi, enxágue bem em água fria para eliminar resíduos de amido. Coloque em uma panela de bordas altas com 500 g de água 8, acenda o fogo alto, cozinhe com tampa 9 assim, sem mexer por 2 minutos, depois abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos sem nunca tirar a tampa ou mexer. A consistência do arroz deve ficar levemente al dente.

Enquanto isso, prepare a mistura de vinagre de arroz, que dará um sabor levemente ácido. Em uma panelinha, despeje o vinagre de arroz 10. Junte o sal e o açúcar 11, aqueça em fogo médio-baixo para dissolvê-los, misture e desligue o fogo. Deixe esfriar 12.

Quando o arroz estiver pronto, você pode colocá-lo em um recipiente grande de madeira (ou de outro material que não seja aço) 13. Tenha o cuidado de umedecer a tigela com água e depois esvaziá-la: desta forma, a madeira não absorverá o vinagre. Despeje o arroz dentro e adicione a mistura de vinagre 14. Misture o arroz mexendo de lado para não amassá-lo 15. É importante misturar até que fique brilhante e bem temperado.

Aguarde esfriar, mexendo delicadamente de vez em quando e depois cubra com um pano úmido para não grudar 16. Enquanto isso, cuide dos vegetais. Corte o repolho roxo em julienne com um fatiador 17 ou faca, eliminando a primeira folha. Rale as cenouras 18 ou, se preferir, corte em tiras finas.

Corte o pepino em rodelas 19 e também os rabanetes 19. Escalde os edamames em uma panelinha com um pouco de água por 2-3 minutos. Agora você pode montar seu Poke de salmão, dispondo primeiro o arroz e depois todos os outros ingredientes em forma de leque. No final, tempere com uma pitada de sementes de gergelim misto e o molho Teriyaki, o poke de salmão está pronto para ser degustado.

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente o poke de salmão.

Conselho

O arroz mais adequado para esta receita é o Nishiki, encontrado em lojas de alimentos orientais. Como arroz alternativo cultivado no Brasil, pode-se escolher um arroz pobre em amido, como o Originário. Você pode completar o prato com alguns talos de cebolinha picada se gostar. Se preferir um arroz mais macio, você pode prolongar o cozimento por 3 minutos.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.