Polenta com linguiça e queijo

/5

APRESENTAÇÃO

Mistura e remistura, sem parar, com paciência e constância, porque a Polenta exige tempo e amor, como todos aqueles pratos da tradição caseira, saborosos e substanciais, desde a Massa fresca de ovo (massa e formatos) feita em casa até o Ragù alla bolognese. Portanto, reserve o tempo necessário para dedicar a você e sua família um mimo de inverno um pouco rústico, mas apetitoso. É assim que gostamos de definir a polenta com linguiça e queijo, uma combinação de sabores autênticos que deliciará até os paladares mais modernos e exigentes. Um prato que tem o sabor de dias frios e luminosos nas montanhas, de refúgios de alta montanha com lareiras acesas, mas sobretudo de convivialidade, porque, como se sabe, a comida é mais saborosa quando saboreada em companhia!

Experimente também estes pratos com polenta:

INGREDIENTES

Ingredientes para o ragù
Salsicha 650 g
Passata de tomate 400 g
Extrato de tomate 1 colher
Vinho tinto 20 g
Azeite virgem extra 20 g
Pimenta preta quanto baste
para a polenta
Farinha de milho desejada 500 g
Fontina 200 g
Tom 200 g
Água 2 l
Grana Padano DOP 4 colheres - para ralar
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a polenta com linguiça e queijo, primeiro prepare o ragù: retire a pele da linguiça 1, depois desfie a carne com uma faca 2. Aqueça um fio de azeite de oliva em uma panela de borda alta, adicione a linguiça 3,

pimenta 4 e deixe dourar por 3-4 minutos. Assim que a linguiça ganhar cor, adicione o vinho tinto 5, deixe o álcool evaporar, depois adicione o molho de tomate 6.

e o extrato 7. Misture com uma colher, cubra com a tampa 8 e cozinhe por 15 minutos ou até que o molho reduza; uma vez pronto, mantenha-o quente 9.

Agora prepare a polenta: corte a fontina 10 e a toma 11 em cubos. Coloque no fogo uma panela de aço de fundo grosso, adicione a água e, quando começar a ferver, adicione sal 12

e adicione a farinha em forma de chuva 13. Mantenha o cozimento em alta temperatura mexendo rapidamente 14. Adicione também o azeite de oliva para evitar a formação de grumos 15, continue cozinhando por 50 minutos em fogo baixo mexendo continuamente, tomando cuidado para que a polenta não grude no fundo.

5 minutos antes do final do cozimento 16, adicione sal e uma parte dos queijos cortados em pedaços, reservando 4 colheres de sopa para a cobertura final 17. Misture para derretê-los 18.

A polenta está pronta 19: pegue 4 tigelas de terracota adequadas para forno, se quiser porções individuais, ou use uma única travessa grande, adicione uma concha generosa de polenta 20, tempere com algumas colheres de ragù 21,

uma colher de queijos cortados em cubos reservados 22 e o Grana Padano ralado 23. Gratine por 3 minutos no forno no modo grill na temperatura máxima, até que se forme uma crosta dourada na superfície. Se necessário, você pode aquecer o ragù antes de adicioná-lo à polenta para proceder à gratinação. A polenta com linguiça e queijo está pronta para ser servida 24.

Conservação

Você pode conservar a polenta restante (sem o molho) na geladeira por um par de dias, em um recipiente hermético. O ragù de linguiça pode ser mantido na geladeira por 2-3 dias ou pode ser congelado se forem usados ingredientes frescos.

Conselho

Se sobrar ragù, use-o para temperar a massa, se tornará um ótimo primeiro prato. Você pode substituir a fontina e a toma por outros queijos semiduros ou macios que preferir e que encontrar na sua região, como o Asiago, o Montasio ou o Bitto.

Se sobrar polenta, experimente nossos palitos de Polenta frita!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.