Ravioli de batata e ervas ao molho

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está à procura de um prato principal saboroso e leve, os raviolis de batata e ervas ao molho são a escolha certa para você! Esta receita, preparada com uma massa fresca sem ovos, é uma ótima sugestão para o seu cardápio de domingo. A combinação de batatas e ervas, envoltas em uma massa fresca aromatizada com cúrcuma, cria um prato rico em sabores delicados e simples, perfeito para qualquer ocasião. O molho de tomatinhos cereja adiciona um toque fresco e perfumado. Com um preparo que exalta a genuinidade dos ingredientes, esses raviolis são uma excelente escolha para quem procura um prato tradicional sem ovos, mas rico em sabor. Perfeitos para um jantar em família, mas também para uma mesa elegante e saudável!

Aqui estão outras receitas de Ravioli de batata feitos em casa:

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Farinha tipo 00 150 g
Sêmola de trigo duro remacinada 150 g
Azeite virgem extra 15 g
Sal fino quanto baste
Cúrcuma em pó quanto baste
Água 130 g
Para o recheio
Batatas vermelhas 300 g
Ervas 300 g
Alho 1
Pinhões 50 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho
Tomates pelados 900 g - tomate cereja
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Manjericão quanto baste
Alho 1 dente

Preparo

Para preparar os raviolis de batata e ervas ao molho, comece pela massa fresca: em uma tigela, coloque a farinha, a sêmola 1, o sal 2 e uma boa pitada de cúrcuma 3, que não afetará muito o sabor, mas dará uma cor amarela à massa mesmo na ausência de ovos.

Misture com um garfo 4 e adicione o óleo 5 e a água 6.

Trabalhe ainda com o garfo 7 para juntar os ingredientes, depois transfira a massa para a superfície de trabalho 8 e continue amassando à mão por alguns minutos 9.

Quando a massa estiver lisa e homogênea 10, cubra-a e deixe-a descansar por cerca de 30 minutos em temperatura ambiente. Enquanto isso, prepare o recheio: coloque as batatas lavadas com a casca em uma panela com água salgada fria e, quando começar a ferver, cozinhe por cerca de meia hora 11; você pode verificar o cozimento com os dentes de um garfo. Limpe as ervas: elimine a parte mais dura e coriácea do caule 12.

Corte as folhas em tiras 13 e coloque-as na frigideira com um fio de óleo e um dente de alho descascado 14. Dê uma leve salgada 15.

Deixe as ervas murcharem por cerca de 5 minutos 16 e, no final, remova o alho 17. Amasse as batatas cozidas em uma tigela 18.

Adicione as ervas refogadas 19, um pouco de óleo 20 e ajuste o sal e a pimenta 21.

Toste os pinhões na frigideira 22, pique-os 23 e adicione-os ao recheio 24.

Por fim, misture tudo bem 25. Pegue a massa descansada e separe uma parte. Achate-a levemente na superfície enfarinhada 26 e depois passe-a no rolo da máquina de macarrão, começando pela espessura maior 27.

Após essa primeira passagem, dobre a massa sobre si mesma para deixá-la retangular 28 e passe-a novamente no rolo com a mesma espessura 29. Isso tornará a massa mais resistente e a forma da folha mais regular. Continue passando na máquina de macarrão, reduzindo progressivamente a espessura, até a penúltima 30.

Divida a folha em 2 partes iguais 31 e distribua sobre uma delas bolinhas de recheio de 7 g cada, a uma distância regular 32. Cubra com a outra folha 33, fazendo com que os 2 níveis adiram muito bem entre si e ao redor do recheio.

Com uma rodinha dentada, corte raviolis quadrados de 6 cm de lado 34 e, à medida que forem formados, coloque-os sem sobrepô-los em uma bandeja polvilhada com sêmola 35. Você pode preparar o molho: em uma frigideira com um fio de óleo e um dente de alho, coloque os tomatinhos com seu suco 36.

Tempere com sal 37, misture, cubra com a tampa 38 e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Se necessário, nos últimos 5 minutos, retire a tampa para que o molho reduza melhor 38. Por fim, remova o alho 39.

Perfume com bastante manjericão quebrado à mão 40 e mergulhe os raviolis em água fervente salgada 41. Cozinhe-os por cerca de 3 minutos e escorra-os diretamente no molho 42.

Misture-os muito delicadamente para temperá-los sem quebrá-los 43. Sirva com algumas folhas de manjericão 44 e uma pitada de pimenta. Seus raviolis de batata e ervas ao molho estão prontos para serem degustados 45!

Conservação

Os raviolis crus se conservam na geladeira por 1 dia: cuidado para que não absorvam muita umidade, pois podem quebrar. Podem ser congelados crus. O molho também pode ser congelado ou conservado na geladeira por 2 dias. É possível preparar o recheio no dia anterior e conservá-lo na geladeira.

Dica

Se você não tem uma máquina de macarrão, pode abrir a massa manualmente, esticando-a finamente com um rolo.

Como alternativa ao molho, você pode temperar seus raviolis de batata e ervas com um pesto de nozes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.